23 de janeiro de 2020

Profissionais da Saúde participam de oficinas sobre prevenção e combate à Sífilis

(Foto: Genival Silva)

Com o objetivo de reduzir o índice da transmissão de Sífilis e o adoecimento precoce das crianças por Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), a Prefeitura Municipal de Arapiraca, através da Secretaria de Saúde, dá prosseguimento a oficinas para diagnósticos das infecções. Os cursos acontecem para profissionais da rede de Atenção Básica e gestores, durante este mês.

Durante as oficinas são abordados o perfil e aconselhamento, teste rápido, além de debates e o plano de ação, de forma que o tratamento seja ofertado na própria unidade de saúde que a gestante faz seu pré-natal.

O enfermeiro, sanitarista e assessor Técnico de Análise de Informação e Saúde, Evandro Melo, destaca que a finalidade de obter um controle e posterior erradicação desta doença, transmitida de mãe para a criança, durante a gestação, é de grande importância.

“A epidemia de Sífilis é um grande problema no Brasil e a Secretaria de Saúde vem investindo com o combate dessa infecção. Estamos com uma campanha para apresentar aos profissionais, gestores e, em seguida, à população, para que todos abracem a causa e possamos eliminar a Sífilis. Após essa sequência de apresentações, vamos fazer um grupo de trabalho para montarmos um plano de enfrentamento e eliminação da infecção aqui em Arapiraca”, frisou Evandro Melo.

A ação tem como alvo as gestantes e suas parcerias sexuais, e a população sexualmente ativa em geral e profissionais de saúde. São complicações dessa forma da doença: aborto espontâneo, parto prematuro, má-formação do feto, surdez, cegueira, deficiência mental e/ou morte ao nascer.

A representante do Ministério da Saúde em Alagoas, Neyla Campos, salientou a importância de ampliar o acesso da população ao diagnóstico e ao tratamento na Rede básica de Saúde. Neyla parabenizou as ações e o boletim epidemiológico desenvolvido pela Secretaria de Saúde.

“Precisamos que todos enxerguem como a Sífilis está viva e matando muitos bebês no cenário atual. Por isso, é muito importante essas campanhas e alertar que qualquer unidade básica de saúde pode tratar, evitando o problema e vencendo a infecção. O Ministério da Saúde defende que estamos vivendo uma epidemia e é de grande importância essa sensibilização dos profissionais e usuários do Município. Inclusive, quero parabenizar Arapiraca por ter lançado o boletim, um material bem produzido e informativo. Estou muito feliz e satisfeita em participar dessas ações com vocês”, disse Neyla Campos.

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DA SÍFILIS

A sífilis tem cura e o tratamento é feito por meio da aplicação de penicilina benzatina, que está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Quando não tratada, a sífilis pode causar comprometimentos sérios do sistema nervoso central, com alterações neurológicas (quadros de demência), auditivas, oculares, cardíacas e ósseas.

Pensando nisso, a Prefeitura construiu um Boletim Epidemiológico de Sífilis para expressar a realidade em Arapiraca, lançado em dezembro de 2019. Desde a divulgação deste Boletim,  a Secretaria de Saúde não mede esforços para a construção de um Plano de Enfrentamento da Sífilis.

Após a divulgação do Boletim de Sífilis, foi elaborado um plano gestor com a intenção de informar sobre os desafios no enfrentamento da doença, que culminaram com a apresentação do Boletim para o nível gestor da Secretaria de Saúde. Em seguida, tornou-se ponto de pauta nas Educações Permanentes dos profissionais de Atenção primária nesse primeiro momento.

(Fotos: Genival Silva)

 

Autor: Lohuama Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *