14 de janeiro de 2020

Janeiro Branco: Município promove campanha e alerta para os cuidados com a saúde mental 

Cledja Almeida, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial do Município

“Precisamos falar sobre saúde mental” é o tema da Campanha Janeiro Branco deste ano. E a Prefeitura de Arapiraca promove uma série de atividades nas Unidades Básicas de Saúde, escolas e nos Centros de Referência e Assistência Social do Município.

O  objetivo é intensificar o trabalho  realizado no Município e chamar a atenção das pessoas, através de rodas de conversa, salas de espera e palestras,  para a necessidade dos cuidados com a saúde mental. e com isso, promover conhecimento e a compreensão sobre temas associados, a exemplo de depressão, ansiedade e fobias.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, o  Brasil está 11º lugar do ranking de países mais ansiosos do mundo: são 13,2 milhões de pessoas com algum transtorno de ansiedade.

Cledja Almeida, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial do Município, ressalta que o trabalho, através da Secretaria Municipal de Saúde, é trabalhado o ano inteiro, mas se intensifica para chamar a atenção da sociedade sobre o assunto e também apresentar o serviço realizado no Município.

“A partir da campanha Janeiro Branco, nós pretendemos estimular a criação de uma cultura da saúde mental no município, convidando as pessoas a ampliar a discussão sobre o tema e promover uma reflexão sobre suas condições emocionais e a  qualidade de seus relacionamentos interpessoais, que interferem diretamente na qualidade de vida”, afirmou.

Blitz e Ficsmad

No dia 23, a partir das 8h, na Praça Deputado Marques da Silva, a Secretaria de Saúde realiza uma Blitz, um ato público com profissionais de saúde,  através de um parceria entre as coordenações da Rede de Atenção Psicossocial, em alusão ao Janeiro Branco, e do Programa de Tuberculose e Hanseníase, que também está em mês de campanha, a Janeiro Roxo. 

Já no dia 30,  está agendada a realização da edição mensal do Fórum Intersetorial de Cuidado à Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (Ficsmad), auditório do Cria, a partir das 9h. No espaço, que é aberto ao público, serão apresentadas às duas temáticas: Saúde Mental e Hanseníase. 

“No mesmo mês, duas importantes campanhas são realizadas em todo o país. Durante este ano, unimos às duas coordenações para intensificar as ações e levar os temas  e os serviços da Prefeitura de Arapiraca a um número maior de pessoas, em diferentes espaços”, destacou Cledja Almeida, que também destacou a importante parceria com o Conselho Regional de Psicologia, na programação do Janeiro Branco. 

Autor: Ana Cavalcante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *