28 de janeiro de 2020

Hospital de Amor, referência na prevenção e diagnóstico do câncer, será construído em Arapiraca

                     Prefeito Rogério Teófilo e convidados, na cerimônia de sanção da Lei Municipal

A cidade de Arapiraca vai receber a primeira unidade do Hospital de Amor de Alagoas, conhecido como Hospital de Barretos, referência no tratamento e prevenção de câncer no Brasil.

E nesta terça-feira (28), no Centro Administrativo Municipal, o prefeito Rogério Teófilo  sancionou a Lei Municipal Nº 3.412, aprovada pela Câmara de Vereadores de Arapiraca, para a concessão do direito de uso do terreno destinado à construção do Hospital de Amor (HA), no Município, à Fundação Pio XII. 

Para o prefeito Rogério Teófilo, a conquista é um marco para a saúde pública da cidade e um sonho que está sendo realizado pela prefeitura, através das parcerias com a deputada federal Tereza Nelma e do senador Rodrigo Cunha, que através de emenda parlamentar, no valor de 32 milhões,  viabilizam a construção do hospital, que vai beneficiar a população de Arapiraca e mais 46 municípios da 2ª macrorregião de saúde. 

“Esta é a primeira etapa para a realização de um sonho do arapiraquense. Estamos vivendo um novo momento de investimento na saúde pública do Município, que reflete na melhoria da qualidade de vida da população, e não somente de Arapiraca, mas de todo o Estado. E a construção do Hospital de Amor simboliza esse processo de desenvolvimento”, afirmou o prefeito Rogério Teófilo, que também agradeceu a direção do Hospital de Amor, ao vereadores e parlamentares, por abraçarem a ideia e tornar esse sonho possível.

O Hospital será construído em uma  área de 15 mil/ m²,  localizada às margens da AL 220, no bairro Arnon de Melo, próxima ao Centro Administrativo Municipal e da região considerada  pólo de saúde de Arapiraca. 

Segundo o médico e coordenador do Hospital de Amor, Raphael Haikel, além da unidade fixa, o departamento de prevenção  e diagnóstico do câncer de mama e colo do útero, uma unidade móvel vai percorrer e realizar o rastreamento dos dois tipos de câncer  e beneficiar os moradores dos 46 municípios da 2ª Macrorregião de Saúde do Estado. 

O médico, que esteve em Arapiraca, quando visitou o terreno onde será construído o Hospital, explicou o funcionamento da unidade e a importância das parcerias: prefeito Rogério Teófilo, Câmara de Vereadores, deputada Tereza Nelma e senador Rodrigo Cunha para a viabilização de mais uma unidade do HA no Brasil.

“Esta iniciativa dos parlamentares, prontamente abraçada pelo prefeito de Arapiraca, através da doação de uma área para a construção da unidade de prevenção, representa uma mudança da história do câncer de mama e colo do útero aqui no interior de Alagoas. Acho que é um grande passo para o Estado. Espero que outros parlamentares se sensibilizem com essa ideia, junção de forças, levando mais prevenção e saúde à população”, ressaltou Raphael Haikel.

Durante a cerimônia, representado a deputada federal Tereza Nelma,  que se recupera de uma cirurgia, a chefe de gabinete Adriana Toledo citou o emprenho e desejo da deputada em idealizar um projeto que simboliza a oportunidade de salvar a vida de mulheres, através do serviço de prevenção e diagnóstico do câncer, que será ofertado no Hospital de Amor, em Arapiraca.

Senador Rodrigo Cunha destaca o marco para Arapiraca com o Hospital de Amor

O senador Rodrigo Cunha, emocionado, falou do compromisso com os arapiraquenses, dessa conquista para o Município, recurso e acompanhamento do andamento da obra, que deve ser concluída em 18 meses.

“Quando falamos do Hospital de Amor, nós estamos Falando de vida. Com esse serviço, Arapiraca dá um salto de qualidade no atendimento à população. Essa unidade é um marco e vai trazer o que há de melhor na área de prevenção e diagnóstico do câncer para Alagoas”, destacou o senador.

A cerimônia também foi acompanhada por secretários municipais, a exemplo de Saúde, Glifson Magalhães; o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Thiago ML; servidores municipais, representantes de entidades e imprensa local. 

(Fotos: Genival Silva)

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *