17 de dezembro de 2019

Prefeitura insere jovens em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho

Com o objetivo de fornecer qualificação e proporcionar inserção no mercado de trabalho a adolescentes em vulnerabilidade social, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, mantém atividades no Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas) em parceria com entidades da sociedade civil.

Na manhã desta terça-feira (17), o procurador Maurício Wanderley, a secretária de Articulação Política, Graça Lisboa, a secretária de Desenvolvimento Social, Anadja Almeida, colaboradores do Creas, jovens atendidos e familiares, estiveram reunidos para uma confraternização e comemorar o sucesso do da atuação e dos jovens inseridos no mercado de trabalho.

O programa, em parceria com o Ministério Público, fornece aprendizagem profissional prioritariamente a adolescentes oriundos de medidas socioeducativas, trabalho infantil ou acolhimento institucional. Em 2019, 205 jovens/adolescentes foram acompanhados; 69 concluíram a medida socioeducativa; 78 permanecem em acompanhamento e teve um total de 1.120 em buscas ativas e visitas.

“Poder estar aqui comemorando essas conquistas, tanto da Prefeitura quanto dos jovens, que conseguiram seus empregos e estão cumprindo ou já cumpriram as medidas socioeducativas é muito gratificante. Agradeço o empenho do prefeito Rogério Teófilo, do Ministério Público e todos os nossos colaboradores, além dos novos jovens e adolescentes. Estão todos de parabéns”, declarou a secretária de Desenvolvimento Social, Anadja Almeida.

Já o procurador de Justiça, Maurício Wanderley, destacou a importância das parcerias e o trabalho realizado entre a Prefeitura e Ministério Público. “Ver a realidade de muitos jovens mudando é importante. Essas parcerias com o projeto Renascer fortalecem vínculos e resgatam os jovens de situações vulneráveis”, declarou.

Creas

A equipe é formada por psicólogo, pedagoga, assistente social, advogados, orientadoras sociais e auxiliar administrativo. Os profissionais do programa são responsáveis por atender adolescentes, de 12 a 18 anos incompletos, ou jovens, de 18 a 21 anos, que cometeram alguma infração.

O Serviço de Proteção Social tem como meta trabalhar as seguintes questões: a família, ou seja reforçar ou estabelecer vínculos familiares; a escola, incentivando o retorno ou a permanência; a vida profissional, estimulando e/ou propiciando a habilitação profissional, visando o ingresso no mercado de trabalho, aumentando as perspectivas do futuro e, por último,a comunidade, promovendo e fortalecendo os laços comunitários, objetivando a reinserção social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *