22 de dezembro de 2019

Escola de Artes encerra ano letivo com apresentações culturais abertas ao público

O ensino da arte contribui diretamente para o desenvolvimento cognitivo e intelectual das crianças, além de permitir que elas expressem suas emoções. É com esse objetivo que a Prefeitura de Arapiraca, através da Escola de Artes, atende crianças e jovens da rede municipal, além da comunidade geral. Em 2019 quase 800 pessoas foram beneficiadas com as aulas de violão, canto, teclado, bateria, capoeira, dança e teatro. E para marcar o encerramento do ano letivo, uma semana inteira de apresentações foi realizada. A programação que teve inicio na segunda-feira, no SESC Arapiraca, terminou nessa sexta-feira na Escola de Artes.

Fotos: Genival Silva

Arly Júnior, que técnico da Secretaria de Educação e faz parte da Equipe Diretiva, comemorou os resultados do trabalho realizado. “Durante a semana os alunos puderam mostrar tudo que aprenderam. E eu agradeço demais a cada um de vocês, pais, que trouxeram seus filhos durante todo o ano, vocês são peças fundamentais para que essas apresentações estejam acontecendo”.

Os pais, amigos e familiares prestigiaram as apresentações e ficaram emocionados. Além da beleza do trabalho apresentado, eles sabem a importância social da Escola de Artes.

Raquel da Silva foi assistir a apresentação de canto da sobrinha, Fernanda. “Eu estou muito orgulhosa, feliz e agradeço demais pelo que a Prefeitura de Arapiraca faz aqui. Isso foi a melhor coisa que fizeram para mim. Meu filho estudou aqui ano passado, e agora ele é músico de uma banda. Agora minha sobrinha, e ano que vem eu quero estudar aqui também. A Escola de artes transforma vidas”, disse.

Em Parceria com a Pestalozzi de Arapiraca, há 2 anos a Escola de Artes oferece aulas para os pacientes. A apresentação de canto e violão deixou o público encantado. “As aulas tem um papel importantíssimo para o desenvolvimento deles. Eles se desenvolvem mais, aprendem a socializar…Eles eram muito tímidos, depois que começaram a estudar aqui eles ficaram mais desinibidos, prestam mais atenção, aprenderam a lidar com as emoções. E depois que eles se apresentam e o público aplaude, eles ficam orgulhosos de si mesmos”, explicou a Professora da Pestalozzi, Ângela Santos.

 

A Jaqueline dos Santos tem 21 anos e está na Escola de Artes há dois, mas não quer parar por aqui. “Eu estou feliz demais com a apresentação, eu adoro cantar, tocar, dançar e os professores são muito legais. Eu quero continuar estudando aqui, é muito bom”, disse a jovem que é paciente da Pestalozzi.

Durante as atividades os pais estavam atentos, com celulares nas mãos eles filmaram e fotografaram tudo. O momento merecia ser eternizado!
“Arapiraca tem muita coisa bonita e que muita gente desconhece, aqui as crianças se desenvolvem aprendendo atividades artísticas. E que ano que vem vocês, amigo e familiares, possam estar aqui com a gente também. Porque a cultura precisa ser difundida”, concluiu Nardel Guedes, Coordenador Pedagógico.

 

Escola de Artes

O Centro de Apoio às Escolas em Tempo Integral II (Caeti-II), conhecido como Escola de Artes, fica localizado na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro de Arapiraca. A Escola é vinculada à Secretaria Municipal de Educação e Esporte e conta com a parceria do Serviço Social do Comércio (Sesc) Arapiraca e Instituto Federal de Arapiraca (Ifal) campus Arapiraca.
As aulas nos horários matutino e vespertino estão destinadas para os estudantes da Rede Municipal de Ensino e no noturno, para a comunidade em geral.

Autor: Priscila Anacleto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *