4 de dezembro de 2019

Arapiraca participa de pesquisa de nutrição infantil do Ministério da Saúde

(Foto: Ascom Arapiraca)

Arapiraca é uma das cidades brasileiras escolhidas para participar de pesquisa do  Ministério da Saúde, o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI), desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para levantar, em domicílio,  informações de crianças de até cinco anos.

 A equipe da UFRJ, que também conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq),  chega este mês em Alagoas, onde vai percorrer 250 domicílios de Arapiraca e Maceió, coletando informações detalhadas sobre hábitos alimentares, peso e altura das crianças.

Lousany Caires, coordenadora Municipal de Saúde da Mulher, explica que, segundo informações do Ministério da Saúde, durante as visitas domiciliares,  também serão realizados exames de sangue nas crianças com mais de seis meses de vida e o mapeamento sanguíneo de 12 micronutrientes, como os minerais zinco e selênio, e vitaminas do complexo B. Além de investigadas informações sobre amamentação, doação de leite humano, consumo de suplementos de vitaminas e minerais, habilidades culinárias, ambiente alimentar e condições sociais da família. 

O objetivo é coletar informações de cerca de 15 mil domicílio brasileiros e alcançar 15 mil crianças. Os resultados do “censo de nutrição infantil” permitirão ao Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Nacional de Alimentação e Nutrição, formular políticas públicas baseadas em evidências voltadas para as crianças brasileiras,  na faixa etária abaixo de cinco anos.

Visitas

As visitas domiciliares do Enani são realizadas por pesquisadores de campo identificados com camisas e crachás, contendo o nome e a fotografia do entrevistador, além do logotipo do Ministério da Saúde. No site da pesquisa (enani.nutricao.ufrj.br) também é possível conferir a fotografia dos entrevistadores de campo. Os dados informados são sigilosos e, em hipótese alguma, os nomes das crianças ou dos seus responsáveis serão identificados.

 

Autor: Ana Maria Cavalcante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *