12 de novembro de 2019

Alunos da Rede Municipal observam minieclipse no planetário de Arapiraca

Fotos: Ascom

Alunos da Escola 31 de Março participaram hoje (11) da observação do trânsito de Mercúrio, fenômeno que só vai acontecer 13 vezes este século. A observação foi comandada pelo Professor, Edson Cavalcante, e pelo Diretor do Planetário Municipal Jhonatan David das Neves.

Trânsito planetário acontece quando um planeta passa entre o observador e o seu sistema solar. No caso entre a terra e o sol. De tempos em tempos, Mercúrio e Vênus passam na frente do disco solar e podemos observar isso daqui. Como os dois planetas ficam entre a Terra e o Sol, é natural que isso aconteça, mas são necessárias condições especiais de inclinação das órbitas. Por isso, esses fenômenos não são tão comuns.

O evento é conhecido como ‘minieclipse’ porque o posicionamento do planeta não é suficiente para bloquear toda a luz da estrela.

O trânsito de Mercúrio acontece com mais frequência, entre 13 e 14 vezes a cada 100 anos.

Esse foi o quarto do século e o próximo será em 2032.

Professor, Edson Cavalcante, com o Filtro de Proteção Ocular usado para evitar lesões

Já o Trânsito de Vênus é mais raro e só ocorre em intervalos de mais de 100 anos, o último aconteceu em 2012 e próximo acontecerá apenas em 2117.

Hoje Mercúrio passou entre a terra e o sol. Os alunos fizeram a observação através de um telescópio com proteção de filtro ocular.

Em Alagoas apenas 3 locais realizaram atividades voltadas para o Trânsito do plane: o Planetário de Arapiraca, o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas e o Observatório Genival Lima Leite, em Maceió.

É importante lembrar que olhar diretamente para o sol pode causar lesões graves e permanentes.

Para observar fenômenos desse tipo o ideal é procurar um local especializado, como o Planetário Municipal.

O Planetário de Arapiraca fica na Perucaba e funciona de segunda a sexta, das 8h às12h, das 14h às 17h e das 19h às 21h30.

Telefone para agendamentos: 99827-3033

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *