31 de outubro de 2019

Tradição: Desfile de 95 anos de Emancipação Política de Arapiraca reúne milhares de pessoas

Genival da Silva

A comemoração dos 95 anos da Emancipação Política de Arapiraca atraiu milhares de pessoas no Bosque das Arapiracas, nesta quarta-feira (30). Para aqueles que foram prestigiar o evento, o tradicional desfile foi um espetáculo de ritmos, alegrias e alegorias.

Este ano, o tema foi “A Escola como Espaço de Aprendizagem” e os mais de 25 mil presentes apreciaram as apresentações na avenida. Às 16h aconteceu a revista às tropas, por autoridades municipais e militares, ato que antecede o início do desfile.

Genival da Silva

Emocionado, o prefeito Rogério Teófilo destacou o momento como um marco para o município. “Arapiraca vive um novo momento. Durante todo o mês e até o final do ano estaremos fazendo inaugurações, lançamentos de programas, assinaturas de Ordens de Serviços e ações de melhorias pra o município. Fico muito feliz em estar aqui pelo terceiro ano consecutivo, comemorando com todos o aniversário dessa cidade,  que vem crescendo gradativamente. Todos os organizadores estão de parabéns por essa linda festa”, destacou o gestor.

Cerca de 3 mil pessoas, entre estudantes, militares e entidades, participaram da celebração. Além do tema principal, cada escola trabalhou um subtema, como ‘Arapiraca e sua História’, ‘Educar para Preservar’, ‘Ciências e Tecnologias’, entre outros. Participaram cinco grupamentos militares, cinco entidades, oito escolas municipais e o Colégio Cenecista Nossa Senhora do Bom Conselho.

Além do Desfile de Emancipação, a programação oficial incluiu apresentações culturais nas escolas . Em novembro serão realizados seminários nas escolas quilombolas e apresentações na Tenda Cultural.

As arapiraquenses Rosângela Alves e Maria Aparecida, ambas do bairro Eldorado, trouxeram seus banquinhos e assistiram o desfile do início ao fim. “Somos vizinhas e já é tradição assistirmos juntas. Estamos amando a organização, as apresentações e já ansiosas para o próximo ano”, frisou Rosângela Alves.

Já a aposentada de Girau do Ponciano, Eliane da Silva, chegou logo cedo e garantiu seu lugar na plateia para prestigiar o espetáculo. “Venho todos os anos, mas estou adorando esses últimos aqui no Bosque. A organização está de parabéns”, contou ela.

TRANSMISSÕES AO VIVO

Quem mora longe e morre de saudade de Arapiraca não perdeu a chance de acompanhar, por mais um ano, o tradicional desfile. A Prefeitura Municipal de Arapiraca transmitiu ao vivo todas as apresentações através das redes sociais e em parceria com a TV Alagoana.

No total, mais de 40 mil espectadores apaixonados pela Terra de Manoel André aproveitaram e mataram a saudade dos espetáculos que foram transmitidos.

“Saudades mil da minha arapiraca minha escola 31 de março”, disse Marcos que mora em São Paulo e teve a oportunidade de compartilhar sua nostalgia.

(Fotos de Genival Silva e Lucas Ferreira)

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *