9 de outubro de 2019

Prefeitura leva mutirão da cidadania aos moradores do Residencial Agreste

Mais de 500 atendimentos foram realizados durante a ação. (Foto: Samuel Alves)

Moradores do Residencial Agreste receberam mutirão da cidadania da Prefeitura de Arapiraca,  na manhã desta quarta-feira (9). Com  a oferta  de serviços de saúde, assistência social, educação e esporte, dentre outros.

A Secretária Municipal de Articulação Política, Graça Lisboa, destacou que aproximação da prefeitura com a comunidade garante benefícios para a população.

“É de fundamental importância que as ações da Administração Municipal sejam descentralizadas. Hoje, por exemplo, estamos aqui ofertando serviços de diversas secretarias. E isto é um benefício muito grande para a população”.

Nadja Maria, 55, há 5 anos se mudou para o residencial. Ela foi a primeira moradora a ocupar uma das 999 casas construídas no local. Nadja relata que ficou feliz com a realização da Ação da prefeitura , principalmente, dos serviços de saúde em sua comunidade.

“Hoje, eu ainda tive a oportunidade de conversar com o próprio secretário de saúde e informar que estou precisando passar por uma cirurgia. Foi uma benção ter tido essa chance e ter sido bem atendida por ele. Agradeço muito a todos pela iniciativa”.

O presidente da Associação de Amigos Sol Nascente Agreste, Jorge Adriano, declarou que os serviços ofertados foram importantes também para as 5 mil famílias da comunidade.

“Nós fizemos a mobilização dos moradores e hoje muita gente recebeu atendimento, sem precisar sair do Residencial. Uma ação como esta é muito importante para a nossa comunidade. Ficamos felizes e agradecemos muito a prefeitura pelo que está fazendo com a gente”.

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) realizou ações educativas de prevenção de acidentes, com distribuição de panfletos informativos e com a presença do mascote do trânsito.

Mais de 200 kits de de escovas e cremes dentais foram distribuídos. (Foto: Samuel Alves)

A ação contou com a parceria das secretarias municipais de Saúde, Serviços Públicos, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, SMTT, Educação e Esporte. E ainda participação de colaboradores, a exemplo Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Escola Santa Bárbara, Juizado da Mulher e outros.

A Secretaria de Serviços Públicos promoveu plantio de mudas na entrada do residencial. E já agendou, para a próxima semana, o serviço de capinação e reparo na iluminação, com a realização de trocas de lâmpadas.

A equipe da Secretaria de Saúde realizou mais de 500 atendimentos, entre exames, testes rápidos, aferição de pressão arterial, distribuição de kits com escovas e cremes dentais.

Além das atividades ofertadas durante o mutirão, a população do Residencial Agreste também recebe assistência da prefeitura em outros momentos, por meio do trabalho das secretarias municipais.  Através da Secretaria de Desenvolvimento Social, por exemplo,  é realizado o Plantão Social, projeto que assiste e orienta a população em situação de vulnerabilidade, através do encaminhamento para  atender as necessidades das famílias.

Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo promove orientações sobre a importância da formalização para artesãos, empresários e empreendedores. E por meio da Secretaria de Saúde a prefeitura leva ações itinerantes para atender as necessidades dos moradores.

Fotos: Samuel Alves. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *