25 de outubro de 2019

Prefeitura investe em iluminação e inicia substituição das lâmpadas tradicionais por LED

(Foto: Samuel Alves)

A Prefeitura de Arapiraca investe mais de R$ 3,5 milhões, com recursos próprios do Município, na primeira etapa do projeto de iluminação pública, que substitui as lâmpadas tradicionais de vapor metálico e sódio por LED, um dispositivo capaz de emitir luz de forma eficiente e econômica. Por isso, uma alternativa indicada para a iluminação pública e residencial.

Na noite desta quinta-feira (24), o prefeito Rogério Teófilo, acompanhado de secretários municipais e técnicos, visitou a primeira via a receber a nova iluminação, a Avenida Deputada Ceci Cunha.

E na próxima semana, o serviço segue para a região central da cidade e deve contemplar 28 ruas, nesta primeira ordem de serviço. A proposta é, que  futuramente, toda a cidade seja beneficiada com a iluminação de LED.

O secretário de Serviços Públicos, Élio Cavalcante, explica que a nova iluminação vai representar uma economia de cerca de 60% para o Município, além de atuar como instrumento que promove mais segurança e bem-estar à população arapiraquense.

“Com relação a economia, além da redução da conta de luz, também permite queda no gasto do município com manutenção. Essas luminárias tem garantia de cerca de 5 anos. No caso de apresentar defeito nesse período, será trocada, sem custo para a prefeitura. E mesmo após esse período, a durabilidade média de vida útil dessas luminárias é de 10 anos. Além da economia financeira, possibilita a otimização do tempo de trabalho da equipe de iluminação, que pode direcionar para outros serviços”, afirmou o secretário.

Enquanto o grupo da prefeitura visitava a Avenida Ceci Cunha, muitos moradores da região, que utilizam o local para a prática de caminhadas, já sentia a diferença e elogiava o trabalho da prefeitura.

“Eu estou muito contente com o trabalho do prefeito Rogério Teófilo. E agora, com essa nova iluminação vai trazer ainda mais segurança pra gente que faz caminhada aqui na avenida. Uma excelente novidade”, declarou Ana Lúcia, moradora que fez questão de parar e conversar com a equipe da prefeitura.

“Esse benefício é mais um instrumento que promove a cidadania do arapiraquense, porque possibilita que a população melhor utilize os espaços públicos e com mais tranquilidade. Além de também deixar às áreas urbanas mais bonitas e promover o desenvolvimento do próprio comércio. Aqui, na Avenida Ceci Cunha, por exemplo, onde há grande número de estabelecimentos comerciais, que funcionam à noite, já é possível perceber a diferença na qualidade da iluminação de LED”, destacou o prefeito.

Enquanto equipes da prefeitura trabalham na troca das lâmpadas, outras continuam com o serviço de manutenção da iluminação em toda a cidade. E para facilitar o acesso da população a esse serviço, a Secretaria de Serviços Públicos dispõe do Disque Luz 156. Através dele é possível solicitar troca de lâmpadas queimadas ou reparos na área de iluminação.

(Fotos: Samuel Alves)

 

 

 

Autor: Ana Cavalcante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *