21 de outubro de 2019

Prefeitura apoia projeto que incentiva resolução de conflitos nas comunidades

Lucas Ferreira

Na última quinta-feira (17), foi lançado em Arapiraca o projeto MP Empoderador, que busca contribuir com a qualidade de vida da comunidade e melhorar índices de violência. E nesse primeiro momento vai atuar no bairro Planalto. Como principal parceira, a Prefeitura Municipal de Arapiraca, que esteve presente no evento, garantindo total apoio a todos os voluntários, beneficiados e organizadores.

O projeto visa, de uma forma geral, apoiar as comunidades arapiraquenses que sofrem com conflitos e ajudá-las na garantia de direitos. O Núcleo atuará na capacitação, orientação e monitoramento de voluntários da comunidade no atendimento de suas demandas e na resolução de conflitos locais. E aquilo que não puder ser solucionado de imediato, pelos mediadores, será encaminhado para as promotorias ou para os demais órgãos competentes.

Representando o prefeito Rogério Teófilo, as secretárias de Desenvolvimento Social, Anadja Almeida, e de Articulação Política, Graça Lisboa, afirmaram que a prefeitura garante total apoio e incentivo para que o projeto tenha vida longa e que todas as comunidades de Arapiraca sejam assistidas e beneficiadas com o trabalho.

“Esse trabalho vai atender a comunidade. E me orgulho muito de fazer parte de um órgão que incentiva esse projeto. Assim com o MP Empreendedor, o prefeito Rogério Teófilo e a prefeitura vem proporcionando muitas atividades sociais, que atuam na melhoria da qualidade de  vida de pessoas de todas as classes. É uma honra ser voluntária ao lado dos demais servidores”, frisou Anadja Almeida.

“O MP Empoderador proporcionará um curso de técnicas de autocomposição aos voluntários cadastrados, que serão selecionados dentre pessoas do bairro, que exercem algum tipo de liderança ou possuam habilidades para a escuta ativa da comunidade. É um trabalho muito importante para o município, por isso agradecemos todo o empenho da Prefeitura Municipal com o apoio financeiro, com o incentivo e a competência dos servidores voluntários”, disse o procurador de justiça Valter Acioly.

O corregedor-geral do MPAL, Geraldo Magela, também fez elogios ao projeto. “O MP Empoderador precisa de gente igual a vocês que compõem essa iniciativa. Ele necessita de gente que saiba conversar, que saiba ouvir, gente que tenha amor no coração e que busca a paz social”, defendeu.

O MP EMPODERADOR

Orientar o cidadão quanto aos seus direitos; utilizar dos meios de autocomposição possíveis com o intuito de fortalecer as partes envolvidas, visando a solução pacífica das demandas apresentadas; Atuar em parceira com a rede pública e/ou privada, na solução das demandas; Encaminhar as demandas que exijam atribuições específicas para órgãos competentes públicos ou privados; e capacitar voluntários para atuarem no Núcleo são algumas das ações que serão realizadas ao longo da atuação do projeto.

Concluída a etapa de capacitação na sexta-feira (18), os voluntários do projeto atuarão em um espaço cedido pela Associação Comunitária dos Moradores do Bairro Planalto e serão monitorados continuamente pelo Grupo de Trabalho formado por servidores do Ministério Público e pelo Núcleo de Autocomposição das Promotorias de Justiça de Arapiraca. Após concluir o bairro Planalto, a previsão é que os voluntários escolham outras comunidades.

(Fotos de Lucas Ferreira)

Autor: Lohuama Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *