17 de outubro de 2019

Prefeito participa de solenidade de ampliação do Projeto Recomeçar do MPAL

Recomeçar. Verbo transitivo direto que significa começar de novo ou retomar. Palavra que se encaixa perfeitamente no contexto do projeto do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), em parceria com Prefeitura de Arapiraca e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/AL), para jovens em situação de vulnerabilidade social do município arapiraquense.

E na manhã desta quinta-feira (17), o prefeito Rogério Teófilo se fez presente a solenidade, realizada no Teatro Hermeto Pascoal, do Serviço Social do Comércio (Sesc), onde foi anunciado a oferta de mais cursos profissionalizantes para adolescentes do município.

Serão ofertados 27 novos cursos que beneficiarão cerca de 820 jovens que vivem em condição considerada de risco.

Entre os cursos disponibilizados: áreas de manutenção de motocicleta, mecânica de motos, informática, promotor de vendas, confecção de salgados e doces, refrigeração, operador de telemarketing, assistente administrativo e de pessoal, etc..

“Quero parabenizar o MPAL por esse sonho ter se tornado realidade e pelo processo de humanização que vai de encontro à sociedade e a família arapiraquense. Essas crianças que chegam em um processo de interação estão trazendo um grande exemplo, que não foi só o de alcançar o primeiro emprego, mas o de ingresso em universidades. Essa é mais uma porta que está se abrindo, através do sonho do Ministério Público, que foi realizado pelos promotores Maurício Wanderley e Viviane Karla. Eu quero agradecer em nome de todos por essa visão humanista e pela tradução dos sonhos em realidade.”, destacou o gestor municipal.

O procurador Geral de Justiça do MPAL, Alfredo Gaspar de Mendonça, relembrou de sua juventude ao observar a presença dos jovens contemplados com os cursos do projeto Recomeçar.

“Quero me dirigir de maneira toda especial a esses jovens que aqui se encontram, recordando um pouco do sentimento que vivi na minha infância. Desde muito cedo eu pude vivenciar de perto como que as vidas eram transformadas pelo poder do acolhimento, de irmãos que ajudavam e se uniam e de pessoas que saiam do conforto de suas vidas para o palco da vida e modificar o destino de outras pessoas. Em qual livro um promotor de justiça estuda e de que forma aprende a deixar de lado um pouco essa estrutura arcaica do direito e vim para a realidade da vida transformando destino? Onde se orienta um membro do Ministério Público a agir dessa forma? Fazer denúncia, impetrar ações, preencher mapas, prestar horários e atendimento, tudo isso tem em manuais, mas ultrapassar o limite legal para ver o que é a vida de verdade é o que o Maurício e a Viviane fizeram no MPE há mais de um ano, sentando comigo e querendo demonstrar a importância desse projeto”, finalizou o representante da Justiça alagoana.

Laboratório de informática

Durante a tarde, o Projeto Recomeçar foi contemplado com um laboratório de informática,  com 20 computadores, na Associação Comunitária do bairro Planalto, doado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/AL).

Fotos: Genival Silva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *