18 de outubro de 2019

Prefeito assina Ordem de Serviço para etapa de modernização da iluminação pública

Lucas Ferreira

O prefeito Rogério Teófilo assinou, na tarde desta quinta-feira (17), a ordem de serviço para iniciar a modernização da iluminação pública  nas principais vias de acesso da cidade, com a instalação de luminárias de LED.

A partir da próxima segunda-feira (21), as principais vias da cidade vão receber modernas placas de LED, que iluminam mais, são mais econômicas e têm durabilidade três vezes maior que as atuais. O serviço será iniciado às 18 horas, na Avenida Deputada Ceci Cunha e, posteriormente, será ampliado para algumas vias do bairro Brasília.

O prefeito destacou que a iluminação nova trará mais benefício financeiro e segurança, deixando as ruas mais claras durante a noite e garantindo uma economia na iluminação pública.

“A nossa ideia é modernizar a iluminação pública com a implantação das placas LED, proporcionando mais segurança à população e economia para os cofres públicos” revela o prefeito Rogério Teófilo. “Após as principais vias, pretendemos ampliar, no futuro, o serviço por toda a cidade”, concluiu.

“Essa troca é muito importante, pois diminui o custo de energia e manutenção. A luminária LED tem a duração de pelo menos 50 mil horas. Todas as cidades que estão utilizando percebem  uma redução de praticamente 70% no consumo. As placas tem cinco anos de garantia e se der problema serão substituídas, além da sua expectativa de vida útil de 10 anos”, declarou o secretário de Serviços Públicos, Élio Cavalcante.

As atuais lâmpadas de vapor de sódio apresentam tonalidade laranja, gastam mais energia elétrica e iluminam menos, por diversos fatores. Um deles é que, em um curto espaço de tempo, elas perdem quase 60% do seu fluxo luminoso original. Além de serem mais econômicas, as luminárias LED emitirão luz na cor “branco neutro”, semelhante à da Lua. Como seu feixe é direcionado para o chão, ela apresenta menor poluição luminosa e tem menor índice de ofuscamento.

(Fotos de Lucas Ferreira)

Autor: Lohuama Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *