29 de outubro de 2019

Bosque das Arapiracas terá acesso bloqueado para o desfile da Emancipação Política de Arapiraca

 

Samuel Alves

(Fotos: Samuel Alves)

O Bosque das Arapiracas terá o acesso bloqueado para a realização do desfile da Emancipação Política de Arapiraca, nesta quarta-feira (30), a partir das 13 horas, em homenagem aos 95 anos de fundação da capital do Agreste.

O serviço de trânsito será feito em parceria com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) com a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (Semed), e com a Segurança Municipal.

“Estamos proporcionando uma estrutura adequada para que as famílias arapiraquenses possam prestigiar a data mais importante da nossa cidade com o desfile cívico-militar e passear tranquilamente pelo Bosque, uma vez que o trânsito será interditado para garantir a segurança de todos”, afirmou o prefeito Rogério Teófilo.

Para o secretário municipal de Educação e Esporte, Jâneo Melanias, o desfile deste ano enfatiza o tema “A escola como espaço de aprendizagem”.

“É na escola que começa a transformação do aluno, onde ele adquire conhecimentos e também será responsável pela formação da sua própria vida e estaremos passando essa responsabilidade da escola nos 95 anos de Arapiraca”, destacou o secretário de Educação e Esporte.
Segundo a coordenadora do Desfile, Bernadete Barboza Melo, cerca de 3 mil pessoas, entre estudantes, militares e entidades, participam do desfile. Além do tema principal, cada escola vai trabalhar um subtema como: Arapiraca e sua história, Educar para preservar, Ciências e Tecnologias, entre outros.
De acordo com o superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo, 26 pontos de interdição foram montados no entorno do Bosque das Arapiracas. Ele afirmou, ainda, que os agentes de autoridade de trânsito (AAT) vão trabalhar em conjunto com os seguranças municipais, que estarão distribuídos nas ruas de acesso ao local do evento.

“Vamos trabalhar em conjunto para que o desfile transcorra com tranquilidade, dentro do horário previsto e que a população possa assisti-lo com segurança e diversão para todos”, apontou Ricardo Teófilo.

 

 

Concentração, estacionamento e banheiros químicos

 

A concentração do desfile será em torno da Avenida Petrônio Portela, e se estenderá até a Rua Dom João VI, no bairro Capiatã e até a Rua João Batista Silva, no bairro Santa Edwiges.

Haverá uma viatura da SMTT entre as ruas Dom João VI e Joana P. Azevedo, que fica nos fundos da Escola Estadual Senador Rui Palmeira, o Premem. E outra interdição entre as ruas Carmelita Nunes de Albuquerque e Natalício Cavalcante Lima.

“Essa área será prioritária para a concentração e a organização de carros alegóricos e demais veículos que irão participar do desfile”, disse Ricardo Teófilo, ressaltando que na Rua Fausto Luciano terá o apoio da base da Segurança Municipal.

De acordo com Ricardo Teófilo, este ano a Prefeitura de Arapiraca disponibilizará cinco pontos de banheiros químicos, da Avenida Ministro Petrônio Portela à Rua Sete de Setembro, nos fundos do Ginásio Municipal João Paulo II.

Já o estacionamento para autoridades e convidados será na Rua Manoel Abreu, nas imediações da Fonte Luminosa, com a acesso pela Rua Dom Felício, onde fica localizado o Colégio São Francisco.

Ônibus escolares

Os ônibus escolares vão ficar estacionados em frente ao Ginásio Municipal João Paulo II, local da dispersão do desfile. Haverá uma viatura da SMTT na esquina das ruas Delmiro Gouveia e Aprígio Jacinto.

A Rua Aprígio Jacinto, que dá acesso ao Bosque das Arapiracas terá o sentido invertido da Rua Delmiro Gouveia à Rua São Pedro, com proibição para descer ao bosque.
“Essa proibição é uma prevenção de segurança no trânsito no local final do desfile, para evitar fluxo de veículos nessa área e garantir tranquilidade aos participantes do evento”, concluiu Ricardo Teófilo.
PROGRAMAÇÃO:
Revista às tropas- 15h30 – Rua Delmiro Gouveia
DESFILE:

14h Concentração
16h Saída da Rua Minervino Petrônio Portela
GRUPAMENTOS MILITARES:
Tiro de Guerra – Arapiraca
Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Agreste
3º Batalhão de Polícia Militar
7º Grupamento de Bombeiro Militar
Grupo de Escoteiros Marechal João Batista Mascarenhas de Morais
ENTIDADES:
Ação Paramaçônica Juvenil -APJ
Outubro Rosa: Amor à Vida
Complexo Multidisciplinar Tarcizo Freire
Associação dos Aposentados, pensionistas e Idosos de Arapiraca – AAPIAR
SESC Alagoas – Projeto SESC Ler.
ESCOLAS MUNICIPAIS:
Secretaria de Educação e Esportes
Escola Maria Nazaré (acompanhando pela banda da escola 31 de Março)
Escola José Pereira Sobrinho
Escola Tibúrcio Valeriano da Silva
Escola José Saturnino de Almeida
Escola prof. Mário César Fontes
Escola Crispiniano Ferreira de Brito
Escola Djalma Matheus Santana
ESCOLA PRIVADA:
Colégio Cenecista Nossa Senhora do Bom Conselho.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *