10 de outubro de 2019

Aniversário do Planetário é comemorado com apresentações e premiações a escolas municipais

Lucas Ferreira

Para comemorar os 7 anos de existência do Planetário Municipal e Casa da Ciência, a Prefeitura de Arapiraca promoveu uma programação especial nesta quinta-feira (10), com apresentações e  premiações a escolas do Município, que se destacam no incentivo ao ensino de astronomia.

Cerca de 300 alunos, professores, coordenadores e autoridades prestigiaram a programação em alusão ao aniversário do complexo, que completou idade nova no dia 2 deste mês. Encenação com fantoches, divulgação do vídeo institucional, destaque das escolas, agradecimentos e um bolo com parabéns integraram a festa.

O secretário de Educação e Esporte, Jâneo Melanias, parabenizou a equipe e as escolas pelo incentivo aos estudos científicos. “É um momento muito gratificante, pois estamos comemorando o estímulo ao ensino desses jovens, através do apoio do prefeito Rogério Teófilo e  empenho da equipe que está coordenando o Planetário. Então, estamos todos de parabéns”, ressaltou o secretário.

Ícone em tecnologia totalmente digital no Brasil, o local apoia a educação integral das crianças e jovens. E também estimula a discussão cientifica na cidade de Arapiraca. Com destaque nesse segmento, as escolas Ana Rita de Cassia, Voluntária Maria das Neves e Crispiniano Ferreira de Brito foram homenageadas com certificados, um reconhecendo à parceria e o trabalho desenvolvido em prol da astronomia.

“O planetário hoje é vanguarda no ensino científico. Manter esse complexo educacional é muito importante. Por isso, damos total apoio e hoje temos o selo da Associação Brasileira de Planetários. Parabéns a todos os colaboradores, professores, técnicos e, principalmente, às escolas que utilizam o espaço para enriquecer o aprendizado de nossas crianças”, frisou o prefeito Rogério Teófilo.

PLANETÁRIO MUNICIPAL E CASA DA CIÊNCIA

Localizado no Lago da Perucaba, o complexo educacional coleciona muitas histórias, ao longo dos seus 7 anos. A sua estrutura é composta por uma cúpula, com capacidade para 70 pessoas; o cineteatro, com 252 lugares; o Brinca-ciência, que é um espaço destinado à  confecção de brinquedos científicos; exposições permanente de galerias cientificas com o sistema solar, nebulosas, os principais astrônomos e as suas contribuições para a astronomia e a Mostra Valentina. O público que visita o local ainda conta um mirante, utilizado para observação com telescópios e palestras sobre a esfera celeste.

Recentemente, o  Planetário Municipal recebeu o selo da Associação Brasileira de Planetários (ABP), na condição de instituição associada, graças aos trabalhos  desenvolvidos ao longo desses últimos anos para um público variado.

Além de ser apoio aos alunos da Rede Municipal, o local abre as suas portas para quem tem interesse em conhecer e estudar o mundo da astronomia. Com horários para visitação guiada e  entrada gratuita. Por esse trabalho, o Planetário Municipal e Casa da Ciência é considerado referência para outros municípios e estados brasileiros.

(Fotos de Lucas Ferreira)

 

Autor: Lohuama Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *