2 de setembro de 2019

Prefeitura promove capacitações sobre violência interpessoal para gestores escolares

Os casos de automutilação são recorrentes, e a preocupação em poder identificá-los tem sido tratado como prioridade pela Prefeitura de Arapiraca.

Durante os dias 2, 4 e 5 de setembro, os diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino passarão por capacitações, promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a fim de orientar os profissionais das Instituições de Ensino a reportarem os casos identificados na comunidade escolar.

Fazem parte das ações: a Diretoria de Qualidade da Comunidade Escolar (DQCE), a Coordenação de Vigilância Epidemiológica, a Diretoria Pedagógica, a Promoção da Saúde e Doenças de Agravos Não Transmissíveis (Dant).

O intuito é identificar os casos de violência interpessoal – tentativas de suicídio, autoflagelação, autopunição, automutilação e intoxicação exógena – entre os alunos e alunas do Ensino Fundamental II, do 6° ao 9° ano, e, com isso, poder gerar dados concretos das ocorrências que hoje são informadas apenas verbalmente.

“Com a ficha de notificação [disponível no site do Ministério da Saúde] nós poderemos registrar as ocorrências e traçar medidas de prevenção para que esses casos recorrentes sejam minimizados. Nesse primeiro momento estamos sensibilizando os profissionais das Instituições de Ensino para que o processo seja dado início”, destacou a diretora de Qualidade da Comunidade Escolar, Patrícia Santana.

É estimado que gestores de 57 gestores escolares passem pelas capacitações.

Para entender um pouco mais sobre violência interpessoal acesse o site: http://portalsinan.saude.gov.br/violencia-interpessoal-autoprovocada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *