13 de setembro de 2019

Prefeito recebe Professora Ana Dayse e relembra interiorização da Ufal

Foto: Samuel Alves

Essa quinta-feira (12) foi marcada por muitas emoções. Após participar de diversos eventos do Município, incluindo uma ação de combate ao suicídio, o prefeito Rogério Teófilo recebeu a visita da amiga Ana Dayse Dorea, secretária de Educação de Maceió e ex-reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A reunião serviu como troca de experiências relacionadas à Educação e contou com a participação do secretário de Educação de Arapiraca, Janeo Melanias, do procurador-geral de Arapiraca, Rafael Gomes, procurador-geral de Maceió, Diogo Coutinho, e uma equipe técnica da Prefeitura de Maceió.

Durante o encontro, realizado no Centro Administrativo de Arapiraca, Rogério Teófilo e Ana Dayse relembraram o projeto de interiorização da Ufal, do qual Teófilo e Ana Dayse participaram.

“Lembro quando Rogério me procurou, na época como deputado federal, para dizer que deixou uma emenda parlamentar para que pensássemos na interiorização da Ufal”, disse ela.

Graças a esse pontapé inicial, hoje a Ufal democratizou ainda mais o acesso de milhares de estudantes de todo o estado de Alagoas ao Ensino Superior, com cursos espalhados em Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, Penedo, Santana do Ipanema, e Viçosa.

Toda a história por trás da interiorização da Ufal está contada no livro Campus de Arapiraca: Universidade Federal de Alagoas do Sonho a Realidade, publicado pelo em 2007 pela Coordenação de Publicações do Centro de Documentação e Informações da Câmara dos Deputados.

O prefácio do livro é assinado pela professora Ana Dayse, então reitora da Ufal, onde ela destaca a atuação de Teófilo enquanto deputado como sendo um trabalho que uniu o técnico e o político, em prol do desenvolvimento educacional do Estado.

Autor: Erick Balbino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *