20 de setembro de 2019

Município promove capacitação para médicos e enfermeiros sobre Manejo Clínico de Tuberculose

(Foto: Genival Silva)

Nesta sexta-feira (20), no Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria), a Prefeitura de Arapiraca inicia ciclo de capacitação sobre o “Manejo Clínico de Tuberculose”, para profissionais médicos e enfermeiros da Rede Municipal. O evento visa melhorar a qualidade do serviço ofertado à população assistida em Arapiraca, a partir da identificação, tratamento e cura dos pacientes.

Ministrada pelo médico pneumologista e tisiologista, integrante do Programa Municipal de Tuberculose, Márcio Henrique de Carvalho, a capacitação, que acontece nos dias 20 (médicos) e 27 (enfermeiros),  aborda as temáticas: estudo de caso dos pacientes com tuberculose, abordando a forma pulmonar bacilífera; busca de sintomas respiratórios; diagnóstico clínico epidemiológico, bacteriológico e radiológico; tratamento; e processo de avaliação e contatos. 

“Durante a capacitação, nós apresentamos  o dia a dia da tuberculose, reproduzimos as  nossas realidades com a doença e as dificuldades com pacientes, familiares e nas equipes de Saúde da Família. E a partir desse momento é possível determinar ações para cada dificuldade, pensando em aumentar o diagnóstico, manter o índice de  cura, diminuir o abandono e avaliar os contatos. Com isso, a gente ter um melhor controle dessa enfermidade, que há muito tempo assola a população brasileira”, afirmou o médico Márcio Henrique de Carvalho.

O médico explica que o Brasil registra, anualmente, cerca de 70 mil novos casos de tuberculose e 7 mil óbitos. “Mediante esses índices, nós  temos que fazer a nossa parte para evitar que a doença avance no seu estágio maior. O que vemos hoje são pacientes com bacilos altamente resistentes  e com dificuldade cada vez maior de tratamento”, destacou o médico.

“Em Arapiraca são cerca de 100 casos de tuberculose, diagnosticados anualmente. Apesar da dificuldade de, com alguns casos de abandono do tratamento, o Município tem  mantido os indicadores dentro da média esperada pela Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde”, completou.

Maria Salésia Moreira, coordenadora Municipal do Programa Tuberculose e Hanseníase, ressalta que Arapiraca é referência e atua com uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos de enfermagem, que atende pacientes da 2ª macrorregião de saúde. Entre os serviços, teste rápido molecular, baciloscopia e teste de sensibilidade, que são exames específicos para auxiliar no diagnóstico da doença. 

Entenda a tuberculose

A tuberculose é uma doença provocada pelo Mycobacterium tuberculosis, o bacilo de Koch. A transmissão pode ocorrer de uma pessoa para outra, pelo ar, por meio de partículas eliminadas na respiração, espirro e tosse. A doença aparece quando o bacilo chega aos pulmões e provoca uma inflamação nos tecidos à sua volta. Em resposta, o pulmão produz muco, o que leva à tosse.

Os sintomas iniciais são febre baixa, cansaço, mal estar, fraqueza, tosse, dor no corpo, suor noturno e falta de apetite. Ao longo do tempo, o mal estar se acentua, o paciente emagrece e a tosse persiste, podendo ocorrer com sangue. A doença também pode atingir outros órgãos.

Quem tem tosse por mais de três semanas deve procurar uma unidade de saúde para o diagnóstico, que é realizado com exames de escarro e com raio-X . O tratamento, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), deve ser feito sem interrupção por, no mínimo, seis meses.

(Fotos: Genival Silva)

Autor: Ana Maria Cavalcante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *