28 de agosto de 2019

Prefeitura lança Programa “Cria mais perto de você” e leva especialistas para as Unidades de Saúde

(Foto: Samuel Alves)

A prefeitura lança Programa “Cria mais perto de você”, nesta quinta-feira (29), às 8h30min, no 1º Centro de Saúde, no bairro São Luiz, e amplia a assistência de saúde à população, que passa a contar com o atendimento dos especialistas do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria), nas próprias Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município.

Nessa fase de implantação, com lançamento oficial no 1º Centro de Saúde, o “Cria mais perto de você” leva à população profissionais médicos das especialidades: ginecologia, alergista e oftalmologia. Além do serviço do laboratório de patologias clínicas, que vai realizar exames na própria unidade de saúde, ultrassonografia e inserção do DIU.

Para Glifson Magalhães, secretário de Saúde, o programa significa um ganho  para a saúde municipal, uma conquista incentivada pelo prefeito Rogério Teófilo, que tem se empenhado em levar ainda mais assistência à população arapiraquense, através de programas e ampliação de serviços.

“A proposta é, a partir da identificação das necessidades de cada comunidade, levar as especialidades médicas, exames e serviços, que antes somente eram realizados no Cria, até à população. Com isso, reduzimos drasticamente o tempo de espera para o atendimento. E ainda possibilitamos o tratamento, em fase inicial, de uma doença que o paciente possa ter”, destacou o secretário.

Glifson Magalhães ainda explica que, nessa primeira fase, a proposta é levar o “Cria mais perto de você” a cada 15 dias, a cerca de quatro UBS. “Nessa fase inicial do projeto piloto, nós vamos verificar a logística para o funcionamento do serviço, com a participação dos nossos servidores municipais e prestadores de serviços, que já atuam na rede complementar do SUS em Arapiraca. A partir desse momento, o município amplia o programa para todas as Unidades Básicas de Saúde”, ressaltou o secretário.

Autor: Ana Maria Cavalcante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *