6 de agosto de 2019

Município homenageia mães doadoras do Banco de Leite na Semana Mundial do Aleitamento Materno

(Foto: Lucas Ferreira)

Em comemoração à  Semana Mundial do Aleitamento Materno,  a Prefeitura de Arapiraca reuniu mães doadoras de leite, nesta terça-feira (6), no Banco de Leite Humano Ivete  França Lima (BLH), no Centro, onde foram acolhidas pela equipe da unidade, que organizou uma tarde especial dedicada a elas, que são consideradas o coração do BLH .

Na programação, roda de conversa, orientações sobre  introdução alimentar, troca de experiências entre as participantes, equipe do BLH e convidados, a exemplo de mães que estão com bebês internados na UTI Neonatal do Hospital Regional de Arapiraca, representantes do Conselho Regional de Nutrição e da Secretaria Municipal de Saúde, Edna Veríssimo, coordenadora da Rede de Atenção Especializada  em Saúde e Lousanny Caires.

Cada mãe, que também recebeu certificado de doadora do BLH,  participou do momento acompanhada de seus bebês. Entre elas, Vanessa Murici, mãe de Maria Lyanna, de 7 meses, que foi surpreendida com a presença do seu esposo, que chegou ao local e também compartilhou a sua experiência de incentivador do aleitamento materno e da doação. 

“A tarefa de amamentar é linda, uma ato de amor, mas que requer apoio do companheiro e da família. Por isso eu sou grata à participação e compromisso do  meu marido. E esse é um lindo momento onde podemos compartilhar informações e experiências, além de conhecer de perto o importante trabalho da equipe do banco de leite, que desde o primeiro contato nos acolhe, tira nossas dúvidas, nos motiva e tranquiliza em nossa missão de mãe”, declarou  Vanessa Murici.

Cledja dos Santos, gerente do Banco de Leite Humano, falou da alegria em receber a mães e convidados. “Este momento é de gratidão a todas às mulheres que doam o seu tempo e amor para salvar a vida de outras crianças que precisam do leite para sobreviver”, destacou.

O encontro foi encerrado com o registro das participantes, durante um chá da tarde, servido em um espaço todo decorado para o momento, no próprio Banco de Leite Humano. “Semanalmente, essas mães nos recebem em suas casas, na hora da coleta em domicílio. E hoje nós abrimos o BLH para elas, que passam a conhecer um pouco mais do processo de qualidade pelo qual passa o leite doado, até chegar aos bebês”. 

Campanha

Com o slogan “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação: hoje e para o futuro”, a campanha deste ano tem o objetivo de chamar a atenção e  conscientizar pais e familiares sobre seu papel no apoio à prática do aleitamento materno, criando um ambiente que permita a mãe manter a amamentação como fonte exclusiva de nutrição nos primeiros seis meses de vida e como fonte complementar até os dois anos de idade. 

BLH

Órgão municipal, mantido pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da   Secretaria da Saúde, responsável por abastecer as maternidades da cidade com o leite coletado na própria sede do órgão ou em atendimentos domiciliares.

Além do trabalho voltado para a coleta, processamento e distribuição do leite materno, o local conta com profissionais da saúde preparadas para orientar as mulheres nas questões relacionadas a complicações no processo de amamentação.

O Banco de Leite Humano Ivete França Lima fica localizado na Rua Padre Cícero, S/N, Centro, ao lado do 5º Centro de Saúde. 

(Fotos: Lucas Ferreira)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *