8 de agosto de 2019

Mãe doadora do Banco de Leite Humano compartilha a experiência de ajudar a salvar vidas

(Foto: Lucas Ferreira)

Kátia Santos, mãe de Valentina Antonello, compartilha leite materno e amor 

Com os olhos brilhando de emoção, Kátia Silva Santos, 27 anos, mãe de Valentina Santos Antonello, de 1 ano e 5 meses, aceita o convite da Prefeitura de Arapiraca, através do o Banco de Leite Humano  Ivete França Lima (BLH), e  compartilha a sua experiência de doadora de leite materno, durante a programação elaborada para este mês, que é conhecido como Agosto Dourado, símbolo da luta pelo incentivo à amamentação.

“Quando eu comecei a amamentar a Valentina,  eu percebi que a minha produção de leite era alta, já na primeira semana. E isso me causava um desconforto nas mamas. A partir dessa queixa, eu fui orientada a procurar o serviço do banco de leite. E foi a partir desse primeiro contato que eu decidi ser doadora”, declarou a mãe.

Sobre a experiência, a doadora define como um ato de doação e amor. “Eu não estou somente doando leite, mas também carinho e afeto. Eu considero a doação um ato simples, que pode salvar vidas. Por isso eu sou doadora há 1 anos e 5 meses. E a minha vontade é continuar, enquanto estiver produzindo”, completou.

Para conseguir doar durante tanto tempo, Kátia Santos conta com o apoio da equipe de profissionais do BLH, que orienta e realiza a coleta, semanalmente; da  sua família e dos colegas da agência de publicidade que trabalha. Ela explica que essa parceria é fundamental para seguir com o seu desejo de continuar doando e alimentando vidas.

                 Município reúne e entrega certificados às mães doadoras do BLH

A mãe é uma das 25 doadoras cadastradas atualmente no BLH, responsáveis por alimentar os recém-nascidos de baixo peso que estão internados na unidade neonatal do Hospital Regional de Arapiraca e que  e não podem ser amamentados pela própria mãe.

“Toda mulher que estiver amamentando é uma possível doadora. Com o leite doado, o bebê se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegido de doenças. Qualquer quantidade de leite materno doada é importante”, explicou Patrícia Rolim, enfermeira do BLH.

Ela ainda chama a atenção para que o estímulo a doações aconteça o ano inteiro, não apenas neste mês da campanha. “É necessário manter o estoque de leite materno em alta, para que a gente consiga atender a necessidade. E  para isso, nós contamos com a colaboração das mulheres que amamentam e nos ajudam a salvar vidas”, completou a enfermeira.

De acordo com informações da gerência do BLH, para atender a demanda seria necessária uma média de coleta diária de 2 litros. Mas o volume do estoque tem variado entre  300 ml a 800 ml. Por isso a Kátia Santos, que é uma doadora assídua há mais de um ano, é um exemplo de mãe, que aprendeu a lição sobre a importância da amamentação para a saúde dos bebês.  

O  Banco de Leite Humano Ivete França Lima fica localizado na Rua Padre Cícero, S/N, no Centro, ao lado do 5º Centro de Saúde. Na unidade, uma equipe está sempre disponível e preparada para orientar as mamães que estão com dificuldade para amamentar e as que desejam ser doadoras. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *