26 de agosto de 2019

Biblioteca Municipal homenageia leitores arapiraquenses com certificados e medalhas

Evento aconteceu no interior da Biblioteca Municipal (Foto: Ascom Arapiraca)

Findando a festa dos 21 anos da Casa da Cultura, a Biblioteca Pública Municipal Professor Pedro de França Reis resolveu homenagear os leitores e leitoras arapiraquenses que mais “andam pelos corredores” do local, situado dentro da própria Casa.

O evento aconteceu nesta sexta-feira (26) logo à entrada da Biblioteca, reunindo público leitor e parceiros das atividades da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SMCLJ).

Foram entregues pela secretária da SMCLJ, Rosângela Carvalho, e a biblioteconomista Hosana de Paula, à frente da Biblioteca Municipal, diversos certificados e medalhas às pessoas que mais leram durante o decorrer deste ano.

Vários parceiros da Cultura receberam homenagens, como Neusvaldo Barbosa Rocha (Foto: Ascom Arapiraca)

Silvânia Maria da Silva levou o título de “Jovem Leitora”; Suzane Fernandes dos Santos, o de “Leitora Mirim”; Williane Lima, também o de “Leitora Mirim”; e Eremita da Silva, o de “Leitora Assídua”.

Já o mestre Afrísio Acácio do Acordeon; o artista plástico e escultor Albério Carvalho; o jornalista Breno Airan; a assessora técnica do senador Rodrigo Cunha, Maria do Socorro Catonho; os animadores Henrique Avlis (Zé Calango) e Sônia Amorim (Rosinha); e o empresário e dono da Panificadora Rio Branco, Neusvaldo Barbosa Rocha, receberam a alcunha de “Amigo da Cultura” por suas contribuições ao longo de 2019.

LENDO JUNTO

Umas das melhores coisas do mundo é ter uma companhia de leitura. A coisa parece fluir com muito mais intensidade e, no final, pode-se comentar entre si as impressões do que foi lido.

Mãe e filha leram, cada uma, mais de 60 livros só este ano (Foto: Ascom Arapiraca)

É com esta dinâmica que Silvânia Maria da Silva, de 31 anos, e Suzane Fernandes dos Santos, de 11, mãe e filha, estão entre as homenageadas como “Jovem Leitora” e “Leitora Mirim”, respectivamente.

Por coincidência, ambas leram 63 obras de literatura adquiridas via empréstimo na própria Biblioteca.

“Ela é minha filha única, minha companheira pra tudo, inclusive, pra leitura! Esse hábito tem que ser cultivado desde cedo pra que a gente forme pessoas com mais amor do coração, que enxergue o mundo com mais sensibilidade. A literatura é um bom começo pra essa mudança acontecer e acredito muito nisso”, diz Silvânia.

A estudante do 5º ano do Ensino Fundamental gosta muito de se aventurar em mundos imaginários, sobretudo, os de literatura fantástica com temática vampiresca.

Com a premiação simbólica, leitura será ainda mais incentivada (Foto: Ascom Arapiraca)

“Adoro esses universos criados, porque a gente entra neles. Pode não parecer, mas gosto bastante também de coisas que envolvem a 2ª Guerra Mundial. Li recentemente ‘O Diário de Anne Frank’ e amei. É uma história triste, mas que precisamos conhecer e ler”, conta a pequena Suzane, que começou lendo gibis e adora a leitura em conjunto com a mãe.

É este tipo de ambiente que a secretária Rosângela Carvalho quer firmar cada vez mais na Casa da Cultura e na Biblioteca Pública Municipal Professor Pedro de França Reis, na Praça Luís Pereira Lima, Centro de Arapiraca.

“O intuito é esse: tornar estes locais mais prazerosos de se estar e de se conviver. Para a troca, para a sinergia cultural acontecer”, pontua.

Em tempo, segundo a coordenação da Biblioteca Municipal, é preciso apenas apresentar RG, CPF e comprovante de residência para o cadastro gratuito por lá, podendo-se levar para casa, no máximo, dois livros por até 15 dias. O local dispõe de mais de 20 mil livros de inúmeros segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *