16 de julho de 2019

Projeto arapiraquense é fonte de inspiração para escolas da cidade de Belém

Técnicos do município de Belém, Sertão alagoano, conheceram as metodologias da Escola Benjamin Felisberto

Interdisciplinaridade e conexão entre aluno e professor, foram essas as principais características que levaram a Secretaria de Educação do município de Belém, do Agreste alagoano, a conhecer as metodologias adotadas pela Escola de Ensino Fundamental Benjamin Felisberto da Silva, na Vila Gruta D’Água, Zona Rural de Arapiraca.

Várias vezes premiada pela execução das suas ações na instituição, a diretora Ednalva Pinheiro mostrou aos técnicos visitantes um pouco de tudo que é feito com o alunado, atividades extraclasse que os meninos e meninas levam para as suas casas e vidas.

A Produção Agroecológica Integrada e Sustentável Escolar (Paise) é a menina dos olhos da diretora. Lá é cultivada toda matéria-prima para a produção dos medicamentos naturais, para os projetos “Saúde Que Vem da Terra” e “Farmácia Viva”, e alimentos que saem da horta diretamente para o prato dos estudantes.

Nada se perde, tudo é reutilizado. As sobras dos alimentos, a exemplo do cuscuz e do arroz transformam-se em ração para as galinhas, e delas saem o estrumo que se converte em adubo para a plantação. As cascas das frutas e leguminosas também são fontes utilizadas como agentes fertilizantes, através da produção da composteira natural.

Relógio Biológico é o novo projeto adotado pela Escola Benjamin Felisberto da Silva (Fotos: Samuel Alves)

Mais um trabalho de destaque está sendo produzido pelos alunos da Escola Benjamin Felisberto da Silva. Dessa vez o projeto englobará a matemática e as ciências naturais em uma espécie de miscigenação de conhecimento com a confecção do “Relógio Biológico”.

Cada hora é uma erva e cada uma delas representa um órgão do corpo humano.

“Hoje nós temos pouco mais de 30 espécies de ervas medicinais na nossa horta. Todas elas são utilizadas para um fim, para a confecção dos medicamento, etc.. Não fazemos nada para que fique aqui na escola, tudo o que fazemos eles levam para casa, para a vida”, destacou Ednalva Pinheiro.

Visitaram a escola, a secretária de Educação Suellen Thaís, a técnica Socorro Henrique, a coordenadora de Educação Ambiental, Josefa Creuza, o secretário de Meio Ambiente, Esvaldo Ribeiro e o técnico de Agricultura Kleber Jadiel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *