9 de julho de 2019

Prefeito recebe integrantes do Centro de Valorização à Vida e debate sobre prevenção ao suicídio

O número de pessoas que tiram a própria vida aumenta a cada ano em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Por isso, é importante falar abertamente sobre suicídio.

Preocupado com os meios de consciencialização e prevenção do tema, o prefeito Rogério Teófilo debateu, na tarde desta terça-feira (09), com a com a presidente do Centro de Valorização da Vida (CVV) em Alagoas, Delza Gitaí, a coordenadora de Saúde Mental de Arapiraca, Edna Veríssimo e o coordenador do posto do Núcleo de Apoio à Vida Maceió (Navima), Carlos Apolinário.

Além dos integrantes do CVV, a secretária de Articulação, Graça Lisboa, o presidente da Câmara, vereador Jário Barros e três estudantes do 9º período de Medicina do Cesmac participaram também do encontro.

O Centro de Valorização da Vida é uma associação civil sem fins lucrativos que trabalha com prevenção ao suicídio, por meio de voluntários. Os inscritos não são necessariamente formados em psicologia, mas recebem uma capacitação de 40h. O centro tem um trabalho de apoio emocional, com acolhimento, respeito, aceitação e compreensão a todos que necessitam e buscam ajuda. Em Arapiraca, a unidade está localizada na Rua Bela Vista, no bairro Brasília.

Segundo Delza Gitaí, 90% dos suicídios poderiam ser prevenidos com a ajuda de todos. “Nós temos que levar essa discussão para as escolas. Os alunos e professores da Rede Municipal de Educação podem estar num momento de depressão e precisam de apoio. Por isso, é muito importante a preocupação e o interesse da Prefeitura Municipal de Arapiraca em ajudar”, destacou a presidente do CVV.

O prefeito Rogério Teófilo parabenizou a iniciativa da instituição e afirmou ajudar no que for preciso. “A prefeitura está à disposição, assim como a Câmara dos Vereadores, representada aqui pelo presidente. É muito importante falarmos sobre o assunto nas escolas, unidades de saúde e nos demais locais. Temos profissionais qualificados para isso e locais para as palestras”, frisou o gestor.

A ONG atua como entidade filantrópica sem fins lucrativos e é mantida por meio de doações. Diante disso, é importante a ajuda poder público.

 

Autor: Lohuama Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *