27 de junho de 2019

Teófilo nomeia novos membros do Conselho Municipal dos Direitos e Proteção do Idoso

(Foto: Genival Silva)

O Prefeito Rogério Teófilo assinou a nomeação  do Conselho Municipal dos Direitos e Proteção do Idoso de Arapiraca, nesta quinta-feira (27), na sala de reuniões do Centro Administrativo Municipal, na presença da secretária de Articulação Política, Graça Lisboa, de representantes de secretarias e  entidades representativas.

O ato simboliza uma importante conquista para o fortalecimento da assistência às pessoas idosas, que visa assegurar a  garantia dos seus direitos, a partir da implementação de políticas públicas.

Anadja Almeida, secretária de Desenvolvimento Social, explica que a nomeação, após a reativação do Conselho Municipal dos Direitos e Proteção do Idoso de Arapiraca simboliza a atenção da Gestão Municipal com esse público, que em Arapiraca ultrapassa os 20 mil.

“A reativação do Conselho é uma satisfação para nós e as entidades que trabalham com pessoas idosas em nosso Município. Por isso a gratidão ao prefeito Rogério Teófilo, por seu esforço em fortalecer o trabalho de assistência a esse público”, destacou a secretária. 

Para Teófilo, a reativação do Conselho, com representantes de secretarias municipais, facilita a aproximação da gestão com as instituições de assistência às pessoas idosas. O Prefeito ainda citou a criação de uma “Casa dos Conselhos”, com oferta de apoio jurídico e administrativo.  

“A nomeação do conselho, que  representa um exercício de democracia na busca de soluções em benefício da população,  e também a criação da Casa dos Conselhos, visa aproximar, acolher e proporcionar o desenvolvimento dos trabalhos de assistência desenvolvidos em nossa cidade”, ressaltou Rogério Teófilo.

“A formação do Conselho Municipal dos Direitos e Proteção do Idoso de Arapiraca confirma a responsabilidade do Município com o envelhecimento ativo”, completou Juliane Bispo, presidente do Conselho.

Formação do Conselho

O Conselho Municipal dos Direitos e Proteção do Idoso de Arapiraca é formado por  titulares e suplentes, representantes de entidades governamentais e não governamentais. 

Entre elas: as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, Educação e Esporte, Saúde e Fazenda; Associação de Assistência de assistência São Vicente de Paula (Casa dos Velhinhos); Pastoral da Pessoa Idosa; Fundação Antônio Jorge da Silva;  e Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Arapiraca. 

O mandato dos Conselheiros e ou Suplentes, representantes dos órgãos e entidades governamentais, será de quatro anos consecutivos ou até posterior deliberação.

O mandato dos Conselheiros Tutelares e ou suplentes, representantes dos órgãos ou entidades não governamentais , será de dois anos consecutivos ou até posterior deliberação, permitida uma recondução por igual período.

 

Fotos: Genival Silva

 

Autor: Ana Cavalcante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *