11 de junho de 2019

SMTT realiza palestra de prevenção de acidentes de trânsito durante SIPAT de indústria em Arapiraca

Acidentes de trânsito acontecem diariamente nas estradas do país. Para se ter uma ideia, o Brasil é o quinto país do mundo em mortes no trânsito, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para contribuir com a redução dessa estatística fatal, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT) realiza parceria com empresas e indústrias do município para realizar palestras educativas de prevenção de acidentes de trânsito.

Foi o que aconteceu na manhã desta terça-feira (11), na indústria Araforros, referência em Alagoas na fabricação de forros, portas sanfonadas e telhas de PVC no mercado brasileiro e com exportação em vários países.

A indústria fica à margem da Rodovia AL-110, em Arapiraca, e está realizando a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) e proporcionou aos funcionários palestra de prevenção no trânsito.

Para o superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo, palestras como esta contribuem para conscientizar as pessoas e vão agregando os valores educacionais para a construção de um trânsito melhor.

“Colaboramos com as empresas e indústrias da cidade, ministrando palestras educativas para, cada vez mais, prevenirmos os acidentes no trânsito”, afirmou Ricardo Teófilo.

Equipamentos de segurança

O superintendente adjunto da SMTT, Carlos Alberto Peixoto, falou sobre “As consequências pela falta do uso dos equipamentos de segurança nos veículos”. Ele ressaltou que o simples fato de o condutor ou passageiro deixar de utilizar o cinto de segurança em automóveis e o capacete em motociclistas pode custar a vida de uma ou mais pessoas.

A Araforros sempre recebe palestras da SMTT e os funcionários têm se prevenido não apenas dentro da empresa, mas principalmente ao sair da indústria, que fica à beira de uma das rodovias estaduais mais movimentadas que passa por Arapiraca.

“O uso dos equipamentos de segurança no veículo é fundamental para que o condutor e o passageiro possam se resguardar de qualquer tipo de acidente. A chance de sobreviver é muito maior do que os que não utilizam esses equipamentos”, destacou Carlos Alberto.

A Técnica de Segurança do Trabalho da Araforros, Inácia Gouveia, acompanhou a palestra e afirmou que o trabalho desenvolvido pela empresa em parceria com a SMTT tem melhorado a vida do trabalhador.

“Temos contribuído para que nossos colaboradores tenham consciência de suas responsabilidades nas atividades do trabalho como sua segurança e da família quando estão no trânsito”, declarou Inácia Gouveia.

O diretor de Educação para o Trânsito da SMTT, Francisco José Pereira e o agente de segurança viária, Valdeildo da Silva Santos, também participaram da palestra e contribuíram para explicar ao público presente sobre a importância da prevenção de acidentes no trânsito, fazendo uso da direção defensiva, da utilização dos equipamentos de segurança e respeitando a legislação, que é o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

“Fortalecemos as ações explicando sobre esses itens que são de fundamental importância para que todos possam contribuir na construção de um trânsito mais seguro e menos violento”, afirmou Francisco José.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *