23 de junho de 2019

Arraiá Brisa Luar estreia no 17º Concurso de Resgate às Tradições Juninas

A quadrilha matuta Brisa Luar deu as boas-vindas a todos (Foto: Samuel Alves)

Este é o sétimo ano que o Conjunto Residencial Brisa do Lago, no bairro Olho d’Água dos Cazuzinhas, realiza o seu festejo junino.

Todo ano, a população se reúne e faz a coisa acontecer. Mas neste 2019, eles resolveram concorrer ao Concurso de Resgate às Tradições Juninas, que já está em sua 17ª edição.

Eles se submeteram ao edital lançado, foram habilitados e estrearam neste sábado (22) em um lindo evento, com um público “arretado de bom”.

As meninas que fizeram a Dança da Peneira deram um show (Foto: Samuel Alves)

Assim que a comissão julgadora entrou na “porteira”, vislumbrou uma singela cidade cenográfica com casas de fazendeiro, igreja e até um cemitério.

A recepção deles foi vibrante com a quadrilha matuta Tá Rochedo, do bairro Jardim das Paineiras, fazendo um túnel para que os jurados passarem por baixo. Todo mundo aplaudiu a intervenção criativa.

Na sequência, a Dança da Peneira trouxe as crianças da comunidade para o tablado, com suas roupas coloridas e passos bem ensaiados.

Teve até dança cigana neste São João no Arraiá Brisa Luar (Foto: Samuel Alves)

Logo depois, outra quadrilha, desta vez do próprio bairro, a matuta Brisa Luar levou a irreverência para o centro das atenções, com o tradicional casamento matuto. A coreografia fez a diferença e a plateia mais uma vez interagiu bastante.

Na mesa dos jurados, espetinhos, amendoim, pamonha, bolo de milho. Tudo do bom e do melhor, segundo a organizadora do arraiá, Cleonice Pereira.

“A gente fica encantada com a dimensão que a festa sempre toma. Envolve muita coisa e sempre oferecemos o melhor, que é a nossa atenção. Há sete anos, fazemos isso aqui, mas só agora conseguimos entrar no edital da Prefeitura. É uma maravilha! Estamos muito felizes com isso”, diz ela, que é também a presidente da Associação dos Moradores do Brisa do Lago.

Para a secretária Rosângela Carvalho, mobilização nas comunidades é o diferencial (Foto: Samuel Alves)

Ainda houve por lá show gratuito da banda Bonde do Sucesso, introduzindo todo o público para dentro do palhoção.

Segundo o pedagogo Sebastião Farias, que é ex-jurado do São João de Arapiraca, esta é uma festa necessária.

“A Cultura tem esse poder de unir as pessoas, de fazê-las entender que trabalhar junto é o melhor caminho para tudo. Por isso que tem dado tão certo também em tantas outras comunidades”, ressalta ele, o qual é ainda presidente do Grupo SOHMOS LGBT em Arapiraca.

Recepção dos jurados no Brisa do Lago foi bem autêntica (Foto: Samuel Alves)

Ele mora no bairro Olho d’Água dos Cazuzinhas, no Vale do Perucaba, e completa: “Vejo os arraiás com um olhar mais crítico, embora entenda das dificuldades de cada um em organizar o seu e mobilizar o povo para que o arraiá se efetive, sempre com o caráter da inclusão, onde todos e todas podem dar sua contribuição de alguma forma. Apenas de isso existir é de uma grandeza muito significativa”.

Por lá, estiveram a secretária Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Rosângela Carvalho, representando o prefeito Rogério Teófilo, e a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Zélia Azevedo.

O Aravantu – São João de Arapiraca 2019 é uma realização da Prefeitura de Arapiraca, com apresentação do Grupo Coringa e patrocínios da Pitú; Núcleo de Prevenção e Diagnóstico do Câncer (NPDC); Dismoto Honda; Alô Comedoria; A5VC; Panificadora Rio Branco; Vip’s Motel; Infosat; Voe Telecom; Comedoria Express; Brejo dos Bois; QRB Rações; Centro Atlético Força de Campeão (CAFC); Tchê Paladar; Clínica Animale; Confraria San Juan; Felinto Fogos; e Talento’s Buffet.

Fotos da galeria: Samuel Alves

Autor: Breno Airan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *