30 de junho de 2019

Aravantu 2019: São João de Arapiraca se consolida no Lago da Perucaba

Cartão-postal ficou repleto de gente nos dois dias de festa (Foto: Genival Silva)

Em meados da década de 1930, jornais do Rio de Janeiro e São Paulo começavam a chegar no interior nordestino, as rodovias encurtavam o tempo-espaço e, assim, o agreste e o sertão foram se descaracterizando.

“É natural que o cantador vá morrendo também”, constatou Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, em uma entrevista no meio do século passado.

Mas quase 100 anos depois dessa “invasão da modernidade”, em 2019, as manchetes continuam a apontar para um ressurgimento nessa bússola do resgate às tradições.

E junho é o mês que carrega toda essa responsabilidade, convergindo o velho e o novo, sintonizando as gerações de arapiraquenses e nordestinos com sede de samba de coco, guerreiro, dança da fita, quadrilha e todas as comidas típicas derivadas do milho.

A banda arapiraquense Forró do Cabrunco agitou o Aravantu desse sábado (Foto: Genival Silva)

O ápice desse momento foi o circuito de shows que aconteceram neste final de semana, no Lago da Perucaba, dentro da programação oficial do Aravantu – São João de Arapiraca 2019.

Na sexta-feira (28) e no sábado (29), milhares de pessoas constataram que a frase de Luiz Gonzaga sobre a morte dos cantadores, na verdade, está se mostrando o contrário.

No segundo dia de festa, por exemplo, a voz do homem do campo, do homem sertanejo ganhou um novo tom com o experiente Antenor Cazuza. O paraibano está morando em Arapiraca há três anos e colocou para fora clássicos do cancioneiro nordestino, com muito arrasta-pé no repertório.

Depois dele, foi hora dos arapiraquenses do Forró do Cabrunco, jovens estreantes em grandes festivais em Arapiraca. E eles fizeram bonito, misturando forró com músicas de Carnaval e vaqueijada.

Na sequência, houve show de Anderson Rocha comandando o Forró do Tchê, trazendo alta vibração para a pista dançante da Perucaba. Um sucesso atrás do outro.

O cantor Peruanno botou todo mundo para dançar neste segundo dia de evento (Foto: Genival Silva)

Da mesma forma, o cantor Peruanno, que fechou a noite com chave de ouro, ora com inserções mais intimistas com violão e voz, ora com o forró elétrico, a botar todo mundo para se sacudir na chuva.

E as águas de junho que caíram do céu não incomodaram o povo que foi lá para curtir a noite.

VOLTA À PERUCABA

Com o cabelo escovado, a pedagoga e professora de Educação Infantil, Ana Karina Santos, de 24 anos, disse estar “nem aí” para a torrencial chuva que São Pedro enviava para abençoar a todos e todas.

“Eu vim para aproveitar os shows e a volta deles aqui no Lago da Perucaba. Estou adorando essa movimentação aqui de novo. Ontem [sexta, dia da Orquestra Sanfônica, Zé Neto, Fulô de Mandacaru e Devinho Novaes] vim sem o meu namorado e me diverti muito. O ambiente está superseguro. Gosto muito de ‘rolê’ e o São João é o melhor deles”, conta Ana Karina, ao lado do namorado, o arquiteto Andrey Fellipe, e de amigos, todos na pista.

O cantor Antenor Cazuza trouxe clássicos da música nordestina (Foto: Lucas Ferreira)

Já no camarote, outro casal curtia a festa bem juntinho. A estudante de Psicologia, Thaís Oliveira, de 24 anos, e o chefe do setor de cartões do Assaí Atacadista em Arapiraca, Victor Evani, 29, estavam aquecendo um ao outro.

“Queria ter vindo ontem para ver Fulô de Mandacaru, mas nem pudemos. Hoje viemos para prestigiar o evento e o retorno dos shows aqui na Perucaba! Muita gente e muita energia. O São João tem dessas coisas de juntar as pessoas em torno de alguma coisa”, constata a estudante de Psicologia.

Quando não em volta de uma fogueira, o povo se volta para um palco com música ao vivo e gratuita, o real intento da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude.

“Foi uma decisão muito acertada retomar as apresentações musicais para cá. Está tudo muito lindo e bem organizado!”, pontua a comunicadora e influenciadora digital Taísa Bibi (o local contou com o apoio da Polícia Militar, Segurança Municipal, segurança particular e agentes da SMTT).

O simpático cantor Anderson Rocha, do Forró do Tchê (Foto: Lucas Ferreira)

Diversos influencers estavam por lá curtindo o Aravantu 2019 como Guilherme Ferreira, Toninho Santos, Clau Soares, Cida Feitosa, Fabrício Azevedo, Bruno Nunes, Eric Brito, Gabrielly Farias, Jadson Santos, Natália Ferreira, Rafael Barbosa, Ana Vitória e Amanda Coimbra, entre outros.

“A atração maior desse Aravantu 2019 foi mesmo o povo de Arapiraca”, ressalta o prefeito Rogério Teófilo, que acompanhou tudo de perto, ao lado da primeira-dama dra. Lúcia Cajueiro e diversas autoridades como o senador Rodrigo Cunha, o deputado federal João Henrique Caldas (JHC), o deputado estadual Tarcizo Freire e a deputada federal Tereza Nelma.

E eles cantaram junto do público, junto dos artistas da terra e de renome nacional, em uníssono. É natural que os cantadores venham ressurgindo em espaços que também voltam à tona.

O Aravantu 2019 é uma realização da Prefeitura de Arapiraca, com apresentação do Grupo Coringa e patrocínios da Pitú; Núcleo de Prevenção e Diagnóstico do Câncer (NPDC); Dismoto Honda Alagoas; Alô Comedoria; A5VC; Panificadora Rio Branco; Vip’s Motel; Infosat; Voe Telecom; Comedoria Express; Brejo dos Bois; QRB Rações; Centro Atlético Força de Campeão (CAFC); Tchê Paladar; Clínica Animale; San Juan; Felinto Fogos; e Talento’s Buffet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *