13 de junho de 2019

Alunos da Ufal conhecem tecnologia para produção sustentável de hortaliças em Arapiraca

Arquivo pessoal

A famosa inovação tecnológica para a produção de hortaliças, conhecida agronomicamente como Mulching, já é bem vista e utilizada pelos produtores arapiraquenses, atraindo estudantes, técnicos e interessados na área.

Na manhã desta quinta-feira (13), recebemos alunos do curso de Agronomia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), do Campus Rio Largo, visitaram um produtor da comunidade Cangandu, acompanhado pela secretaria de Desenvolvimento Rural, que utiliza a técnica e vem obtendo sucesso e bons resultados.

O objetivo da visita foi conhecer o histórico da cadeia produtiva da horticultura local, tratos culturais desde de o plantio até a colheita, pós-colheita e comercialização de produtos da agricultura familiar local, além do incentivo a plasticultura na agricultura local, visto que o produtor está utilizando o filme agrícola mulching.

Arquivo pessoal

“Os alunos conhecerem a lavoura dos produtores Jailton Ferreira e Ailton Silva, da hortaliças vários Sabores-HVS, assistidos pela assistência técnica da secretaria e o intercâmbio é de fundamental importância para o alinhamento da academia com a prática. Possuímos hoje o maior número de agricultores que cultivam hortaliças folhosas no estado de Alagoas”, destacou o engenheiro agrônomo da secretaria, Anderson Soares.

A utilização do mulching agrícola de solo é uma técnica que envolve a cobertura deste para proteger o cultivo e promover melhores resultados nas lavouras, reduzindo também a incidência de pragas e os custos da produção. Entre as suas finalidades, é indicada para horticultores que querem prevenir ervas daninhas, controlar a umidade e a temperatura do solo, evitar danos ocasionados por agentes climáticos e evitar o contato direto dos frutos com o solo.

 

Autor: Lohuama Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *