6 de maio de 2019

Arapiraca se une ao Movimento Maio Amarelo na luta contra acidentes no trânsito

O manifesto pela vida requer prudência no trânsito para salvar a vida de todos. Esse é o lema do Movimento Maio Amarelo 2019, que foi aberto em Arapiraca, na manhã desta segunda-feira (6), pela prefeitura e parceiros, na Praça Pereira Magalhães, no bairro Cacimbas.

Unidos em prol de um propósito: o de salvar vidas, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT) em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) uniu a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER/AL), o Tiro de Guerra de Arapiraca 07-015 e as instituições de ensino Uninassau e Ceproal.

“Arapiraca não poderia ficar sem as ações do Movimento Maio Amarelo que acontecem em todo o país e desde o início da minha gestão que venho acompanhando os trabalhos da SMTT e da Saúde, que juntas, estão contribuindo para que possamos diminuir os acidentes de trânsito em nosso município”, disse o prefeito Rogério Teófilo.

Juntos, os parceiros movimentaram a antiga Praça das Cacimbas, durante toda a manhã, com ações de conscientização de educação no trânsito, que teve a presença da equipe da Lei Seca com blitz educativa.
Dezenas de motociclistas foram abordados para fazer o teste do bafômetro e apresentação da documentação do veículo e a CNH do condutor. Os testes de alcoolemia deram negativo, porém o número de inabilitados abordados foi a maior irregularidade constata durante a blitz.

Todos os abordados assistiram a palestras no salão paroquial da Igreja de Santo Antônio. Seu Juvêncio Ferreira aprovou a ação do Maio Amarelo.

“Muito importante esse cuidado com a gente que guia motocicleta e realmente os acidentes acontecem por imprudência da gente mesmo”, reconheceu o condutor.

A representante do Programa de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM), pelo Detran, Edira Soares, explicou os objetivos do programa e as ações do Movimento Maio Amarelo para proteger a vida de cada um.

“As ações educativas têm apresentado um resultado expressivo em todo o estado de Alagoas e têm contribuído para diminuir os índices de acidentes de trânsito, principalmente com motociclistas”, afirmou Edira Soares.
O diretor de Educação da SMTT, Francisco José Pereira, afirmou aos condutores que o serviço do órgão é o de manter a disciplina no trânsito e conscientizar os condutores da responsabilidade que cada um tem para contribuir com um trânsito mais seguro.

“Quando participamos de ações como esta é que vocês percebem a importância de todos respeitarem a sinalização e as leis de trânsito e evitar acidentes no dia a dia”, apontou ele.

A força da parceria

Para o superintendente da SMTT de Arapiraca, Ricardo Teófilo as ações entre o órgão e a Secretaria Municipal de Saúde (SMTT) tem o apoio do prefeito Rogério Teófilo e do secretário de Saúde Glifson Magalhães, que garantiram a participação dos Agentes de Segurança Viária (ASV) na orientação e disciplina dos condutores de motocicletas e dos profissionais da Saúde que fizeram exames de glicemia, aferição da pressão arterial, entre outros.

O DER, representado por Soraia Amorim também realizou ações educativas na praça com testes sobre o uso correto de motocicletas e palestra para os alunos da Escola de Ensino Fundamental Crispiniano de Brito, que fica no próprio bairro Cacimbas.

Já a Uninassau, representada pelo assistente em Marketing Fabrício Silva participou do evento com alunos de enfermagem e odontologia que fizeram apresentações de saúde bucal e exames de colesterol e outros procedimentos.
Assim como o Centro de Ensino Profissionalizante de Alagoas (Ceproal), representado pela professora Edjane Barbosa, com a realização de aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

Os parceiros também vão participar da programação do Movimento Maio Amarelo, que será realizada em diversas localidades do município até o dia 30 de maio.

Veja, abaixo, a programação das ações educativas de trânsito:

  • Quarta-feira (08/05) – Oficina com agentes comunitários de Saúde (SMTT e Detran – PSVM), no CRIA, às 8 horas.
  • Sexta-feira (10/05) – Ação educativa na escola municipal da Vila São Francisco, às 10 horas.Segunda-feira (13/05) – Palestra educativa na empresa Asa Branca, às 8 horas. Segunda reunião com as SMTT’s de Alagoas para a expansão do PSVM, às 9 horas.Terça-feira (14/05) – Palestra educativa na empresa S. Pessoa, às 9 horas. E na empresa Carajás às 15 horas.
  • Quarta-feira (15/05) – Palestra eductiva no Supermercado 15 de Novembro, no bairro Baixa Grande, às 8 horas.
  • Quinta-feira (16/05) – Ação educativa na Vila São Francisco, zona rural de Arapiraca, às 8 horas.
    Segunda-feira (20/05) – Palestra no CMI – Detran, às 16 horas.
  • Quarta-feira (22/05) – Palestra na empresa Merconplas, às 9 horas.
    Quinta-feira (23/05) – Palestra na empresa Aradisa, às 9 horas.
  • Terça-feira (28/05) – Palestra na empresa G Barbosa – Detran, às 15 horas.
    Quinta-feira (30/05) – Fórum Interdisciplinar de Trânsito e Saúde, no Planetário Municipal, às 8 horas.
  • Esta programação poderá ser alterada de acordo com a necessidade dos órgãos envolvidos.

Autor: Fábio Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *