17 de maio de 2019

Arapiraca entra para Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura

Com o intuito de avaliar o panorama atual da Cultura brasileira, os membros do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados chegaram até Alagoas para debater sobre políticas culturais para o setor.

A secretária Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SMCLJ), Rosângela Carvalho, e o coordenador de Gestão da SMCLJ, Januário Leite, participaram do encontro que ocorreu no Jatiúca Hotel & Resort, em Maceió.

Juntamente com outros gestores, na ocasião, eles ajudaram a eleger a nova diretoria do colegiado para o biênio 2019/2020. A reunião foi capitaneada pelo presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e então presidente do fórum, Vinícius Palmeira.

A novidade é que agora Arapiraca integra o Fórum Nacional, fato que trará diversos benefícios para a área cultural.

“A pauta principal que foi discutida foi o montante de mais de R$ 1 bilhão que está retido nas loterias para o Fundo Nacional de Cultura, dinheiro este que será direcionado para todos os municípios do país integrantes do fórum”, diz a Rosângela Carvalho.

O Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura, neste sentido, está recebendo o apoio do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seccional Curitiba, a fim de estes recursos serem liberados em breve.

O evento, organizado pela Secretaria Especial da Cultura, do Ministério da Cidadania, ao final elegeu Ney Carrasco, atual secretário de Cultura de Campinas, contando com gestores de Arapiraca, Maceió, Coqueiro Seco, Curitiba, Porto Velho, Campinas, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Ribeiro Preto, Goiânia, Porto Alegre, Macapá, Fortaleza e Caruaru.

De acordo com os informes do colegiado, o setor cultural representa “apenas” 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, gerando mais de 1 milhão de empregos diretos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *