16 de maio de 2019

Ações do Maio Amarelo chegam na Vila São Francisco e mobilizam comunidade

As ações do Movimento Maio Amarelo para reduzir os índices de acidentes de trânsito em Arapiraca chegaram na Vila São Francisco, zona rural e Arapiraca.

 Todos os órgãos engajados no manifesto pela vida com a bandeira de que a prudência no trânsito salva a vida de todos participaram desta ação durante toda a manhã e início de tarde desta quinta-feira (16).

 De acordo com pesquisas levantadas pelos coordenadores do Plano de Segurança Viária para Motociclistas, a população da zona rural que utiliza motocicleta não usa o capacete. Acessório obrigatório para proteger a vida do condutor. É nessa região também que acontece a maioria dos acidentes de motociclistas e com vítima fatal.

 O agricultor Edivaldo Barbosa Magalhães, 56 anos, foi abordado pela Lei Seca e os agentes de segurança viária da SMTT sem utilizar o capacete, mas com a documentação da moto em dia.

 “A gente aqui não tem o costume de andar de capacete, mas quando eu vou para o centro da cidade eu uso. De toda forma essa campanha é muito importante para todos nós”, reconheceu o agricultor.

 A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT), juntamente com o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), o Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER/AL), a equipe da Lei Seca, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com o Programa Promoção da Saúde e instituições de ensino de Arapiraca armaram as barracas na praça principal do povoado e realizaram as ações educativas.

 Os condutores abordados fizeram teste do bafômetro e os que estavam irregulares com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), documento do veículo ou sem o uso de equipamentos obrigatórios tiveram que assistir às palestras de conscientização e prevenção de acidentes no salão paroquial da igreja católica.

 O superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo agradeceu a presença da comunidade e explicou a todos a importância das ações educativas que têm o foco de salvar vidas e conscientizar os condutores a terem responsabilidade na condução de um veículo. Ele agradeceu a colaboração do diretor-presidente do Detran, Adroaudo Catão, que disponibiliza a equipe da Lei Seca para as ações em Arapiraca.

 “É uma ação eficaz que traz resultados imediatos e futuros. Por esta razão estamos engajados nessa luta para que possamos conseguir reduzir os índices de acidentes de trânsito em nossa região”, destacou Ricardo Teófilo.

 O coordenador da Lei Seca em Alagoas, tenente Emanuel Costa falou sobre o ‘Trânsito seguro e sem álcool: uma responsabilidade de todos. E ressaltou o compromisso de todos para a construção de um trânsito seguro e sem violência.

 A representante do DER, Soraia Amorim, disse aos moradores que serão colocadas as lombadas na estrada asfaltada para colaborar na prevenção de acidentes no acesso à Vila.

 O PSVM, representado pelo professor Edson Cavalcante, destacou o objetivo do programa que é o de salvar vidas no trânsito.

 A coordenadora das empresas promotoras de saúde, da SMS, Enjoacira Rosa de Moura, destacou a prevenção da saúde com as ações na praça e atendimento à comunidade com teste de glicemia, aferição da pressão arterial e orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e Aids.

 A dona de casa Valquíria Barbosa dos Santos, de 41 anos, tem pressão alta e aproveitou as ações para aferir a pressão e outras orientações de saúde.

 “Uma ação muito boa que vem até a nossa comunidade e a gente não precisa ir à cidade para receber os serviços dados aqui”, disse ela.

 Na escola e na praça

 Alunos e funcionários da Escola de Ensino Fundamental Cônego Rodrigues assistiram palestras sobre trânsito e saúde no pátio da própria instituição.

 A enfermeira do Hospital de Emergência do Agreste (HE), Lívia Emanuela dos Santos da Silva, deu dicas de como se proteger do mosquito Aedes aegypti, transmissor do dengue.

 E o superintendente adjunto da SMTT, Carlos Alberto Peixoto, abordou sobre as consequências dos acidentes de trânsito quando o condutor não utiliza os equipamentos de segurança.

 Na praça, estudantes de medicina da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) orientaram a população sobre as causas dos acidentes e como preveni-los.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *