11 de abril de 2019

Arapiraca aprova propostas e elege delegados para a Conferência Estadual de Saúde

Foto: Lucas Ferreira

Grupo de delegados eleitos na 8ª Conferência Municipal de Saúde 

Arapiraca reuniu um público de mais de 400 pessoas na 8ª Conferência Municipal de Saúde (Comusa), que aconteceu esta semana, nos dias 9 e 10, na casa de festas Levino´s Hall, onde foi eleito um grupo de 12 delegados e delegadas que representarão Arapiraca na etapa Estadual.

Visando melhorias de saúde para a assistência à população, através do Sistema Único de Saúde (SUS), a Comusa foi encerrada nesta quinta-feira (10), com a apresentação de 58 propostas, que serão encaminhadas  à Conferência Estadual, agendada para o período de 17 a 19 de junho deste ano, em Maceió.

De acordo com Emmanuelle Costa, superintendente municipal de Planejamento Estratégico e Gestão Participativa, nessa etapa municipal, os participantes assumiram a missão de  analisar as prioridades locais de saúde, formular propostas no âmbito municipal e elaborar um relatório final.

Secretário de Saúde, Glifson Magalhães, presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rodrigo Lopes, e a superintendente de Planejamento, Emmanuelle Costa, durante encerramento da Comusa

TEMA

Com o tema principal “Democracia e Saúde” e o seixos: Saúde como direito; Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); e Financiamento do SUS, o evento contou com a participação de representantes da sociedade em geral, de  todos os segmentos da saúde, de movimentos sociais, entidades e conselheiros municipais de saúde.

Satisfeito com a participação do público presente na Comusa, e com o trabalho apresentado, Glifson Magalhães, secretário Municipal de Saúde, ressaltou a Conferência possibilita planejar o futuro da saúde do Município.

“Além de  traçar de forma democrática as diretrizes para as políticas públicas de saúde, a Comusa serve para orientar  a gestão na elaboração do plano de saúde e na definição de ações prioritárias para o município e região assistida por Arapiraca”, afirmou o secretário.

(Fotos: Lucas Ferreira)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *