22 de março de 2019

Prefeitura promove debate sobre preços de combustível em audiência pública

Samuel Alves

Durante o mês do consumidor, comemorado em março, a Prefeitura de Arapiraca, através da Controladoria Geral do Município e do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), está realizando uma série de atividades. Entre elas, uma audiência pública sobre os preços de combustível em Arapiraca e região, realizada na manhã desta sexta-feira (22), no auditório do Fórum da Justiça Estadual, no bairro Santa Edwiges.

A audiência foi um espaço aberto de debate sobre um tema que tem chamado a atenção do órgão e da população, e que reuniu representantes da sociedade civil, dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além de entidades e órgãos de Arapiraca e cidades circunvizinhas.

A partir desse momento, nasceu o Comitê Integrado de Instituições. Segundo Denys Reis, coordenador do Procon Arapiraca, a finalidade é buscar respostas que expliquem e justifiquem a diferenciação do preço praticado nos postos de combustíveis de Arapiraca, em comparação com outros municípios.

“A partir desse espaço coletivo de discussão, que fortalece o papel do Procon, da Prefeitura de Arapiraca e, principalmente, do consumidor, nós criamos um comitê para estruturar um momento mais sólido, que possibilite a apresentação de um resultado coeso ao consumidor, a partir do princípio basilar do órgão, que visa a harmonização nas relações de consumo”, destacou Denys Reis.

Para o prefeito Rogério Teófilo, presente na solenidade de abertura do evento, a audiência pública é um ato inovador, que possibilita o diálogo entre os poderes, entidades e a sociedade. Por isso, parabenizou o trabalho da Controladoria Municipal, através do Procon, destacando ainda o respeito ao senador Rodrigo Cunha, por seu trabalho de fortalecimento do Procon.  

“O crescimento e fortalecimento desse órgão começou pelo senador Rodrigo Cunha, que hoje não pode estar  presente, por conta de compromissos da Comissão de Transparência, Fiscalização, Controle e Defesa do Consumidor, assumida por ele, em Brasília, mas que merece nosso reconhecimento. O Procon Arapiraca vem seguindo o perfil do trabalho feito por ele, a partir do diálogo com  a sociedade”, ressaltou Teófilo.

Entre os integrantes da mesa diretiva, a vereadora Aurélia Fernandes, representando a Câmara de Vereadores; o promotor de Justiça de Defesa do Consumidor, Max Martins; o assessor da Agência Nacional do Petróleo, Wekisilley Gonçalves; o Controlador Geral do Município, Fabrízio Almeida; o diretor executivo do Procon/Maceió, Leandro Almeida e o presidente do Sindicombustíveis, James Thorp Neto.

Confira a programação:

Data Horário Atividade Local
15/03 8h00 Dia C – Ação integrada de serviços Largo Dom Fernando Gomes, Centro
22/03 8h30 Audiência pública – Debate sobre os preços de combustível em Arapiraca e região Auditório do Fórum Estadual, Santa Edwiges
28/03 18h30 II Encontro Municipal de Integração das Relações de Consumo Auditório do Fórum Estadual, Santa Edwiges
29/03 9h00 Reinauguração da sede do Procon Arapiraca Rua São José, Alto do Cruzeiro

Fotos: Samuel Alves

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *