21 de fevereiro de 2019

Prefeitura leva capacitação para mulheres da Comunidade Olho d´Água dos Cazuzinhas

(Fotos: Lucas Ferreira)

Maria Gorete Honorato, 49 anos, mãe de três filhos, é moradora da comunidade Olho d´Água dos Cazuzinhas. Até o ano passado, quando perguntavam a sua profissão, a resposta era: dona de casa. Agora, feliz da vida, ela conta que está prestes a receber o certificado de cabeleireira, conquistado no curso de capacitação  “Beleza na Comunidade”, que está sendo promovido gratuitamente pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDETUR).

A moradora é uma das 22 alunas inscritas no curso, que iniciou em novembro e está sendo realizado no Telecentro da Associação Comunitária. E nesta quinta-feira participa de mais uma etapa, com palestra “Atendimento ao cliente”, que integra a programação da capacitação e ressalta aspectos do atendimento e fidelização de clientes.

 

Maria Gorete enxerga no curso a possibilidade de aprender uma nova atividade

“Eu sempre trabalhei em casa e na roça, mas tinha vontade de aprender uma outra atividade que pudesse me ajudar na renda da casa. Com o curso, eu tenho a oportunidade de aprender e desenvolver uma nova atividade”, declarou Maria Gorete.

Esse é o segundo curso que a moradora participa. O outro foi de corte e costura, mas ela confessa que se identificou mesmo com o de cabeleireira. “Eu já estou cuidando do cabelo das minhas filhas e o meu. Mas a minha vontade é atender outras mulheres e conquistar uma clientela”, afirmou.

A assistente social e facilitadora do curso, Bruna Cristiny, relata que o perfil das outras participantes do “Beleza na Comunidade” é semelhante ao da Maria Gorete Honorato. São mulheres que pretendem conquistar independência financeira, a partir de uma nova profissão.  “Entre as propostas do curso está a qualificação, fomento a geração de emprego e renda e o desenvolvimento de habilidades dessas mulheres”.

O Curso “Beleza na Comunidade”, atividade promovida pela Casa Integrada do Trabalho, através do Centro de Capacitação Municipal de Arapiraca (CCPAR), segue com a programação até o mês de março, quando as participantes recebem o certificado de participação. E, segundo Michael Chinelato, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o município pretende intensificar  e fortalecer as ações, a exemplo dessa capacitação, que faz parte da nova missão dos telecentros instalados recentemente.

“Além de fornecer acesso a tecnologia e ao mundo digital, propõe  levar os serviços da Casa Integrada do Trabalho, como neste caso, do CCPAR, que para nós, cada ser humano que  é valorizado com uma capacitação é motivo de orgulho e gratidão para a gestão municipal”, ressaltou o secretário.

 

 

(Fotos: Lucas Ferreira)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *