1 de fevereiro de 2019

Laboratório Municipal passa a funcionar em novo horário de atendimento

(Foto: Arquivo Ascom)

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que, a partir desta sexta-feira (01), o Laboratório Municipal de Arapiraca, localizado na Rua Geraldo Barbosa, 59, vizinho ao 5º Centro de Saúde, no centro da cidade, passará a funcionar em novo horário, das 7h às 13h.

A mudança no horário de atendimento, que anteriormente acontecia das 8h às 14h, visa melhor atender aos usuários do laboratório. “A alteração está sendo realizada após análise da secretaria, que detectou a necessidade da mudança. O objetivo é  contribuir com a melhoria da oferta de serviços à nossa população”, ressaltou Glifson Magalhães, secretário de Saúde.

Serviço

O Laboratório Municipal realiza testes rápidos e funciona como posto de coleta de sorologia para as doenças de notificação compulsória, segundo a Portaria 204/2016 do Ministério da Saúde. Entre as mais comuns que necessitam da realização de exame para a confirmação ou exclusão do caso, são: dengue, zika, chikungunya, coqueluche, tuberculose, HIV, sífilis, hepatites virais, doenças exantemáticas – sarampo e rubéola, febre amarela, doença meningocócica, doença de chagas, paralisia flácida aguda.

Entretanto, Ana Lúcia Alves, assistente social e coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da SMS, explica que a vigilância é exercida sobre todas as doenças. “Mesmo as mais inusitadas. E, portanto, todas devem ser referenciadas para a coleta no Laboratório Municipal”, afirmou.

Ainda segundo a coordenadora, a coleta de amostras biológicas são encaminhadas para o Laboratório Central (LACEN), em Maceió, e seus resultados são disponibilizados dentro de prazos previamente estabelecidos, através do Sistema Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *