18 de fevereiro de 2019

Folia de Rua comemora 15ª edição com muita animação e famílias no Bosque

 

A avenida da alegria: blocos antigos e novos dão as mãos nesta prévia (Foto: Samuel Alves)

Os preparativos eram muitos. Mas Warley Bezerra já sabia onde ia comemorar seus 30 anos de idade: na maior prévia carnavalesca do interior de Alagoas, o Folia de Rua.

Empolgado, ele logo chegou ao Bosque das Arapiracas na hora combinada pela Prefeitura e pela Liga dos Blocos de Arapiraca (LBA) que, em convênio, organizaram juntas o evento: a concentração estava prevista para as 15h deste sábado (16), com os blocos se alinhando na avenida. E assim se fez.

Desde cedo, o receptivo Bloco By Harold estava agitando seus foliões num espaço exclusivo montado às costas do Ginásio Municipal João Paulo II, também no Centro da cidade, bem perto do palco onde mais tarde (en)cantaria Jorginho e sua Orquestra de Frevo.

Warley Bezerra foi comemorar seu aniversário no evento momesco (Foto: Samuel Alves)

Tudo bem colorido, como manda o figurino. Aos poucos, as pessoas iam chegando, se enturmando, encontrando velhos e novos amigos para uma espécie de pré-catarse carnavalesca.

Foi o que fez Warley. Ele, estudante de Gestão Hospitalar e administrador público, foi ao Folia sem muitos planos em mente e, já de cara, como que num presente de aniversário do destino, ganhou uma camisa de um dos blocos que desfilaria em breve, o Arrocha.

Vestiu a blusa e antes de sair com os amigos, soltou: “Eu realmente estou muito feliz hoje por ter alcançado essa idade e ainda vir comemorar esse feito aqui no Folia. E este ano, vou lhe dizer: está muito mais organizado, com uma estrutura muito bonita. A Prefeitura sempre inovando o que já é tradição. Muito importante”.

Todo mundo queria tirar foto com o mascote do Pinto da Madrugada (Foto: Samuel Alves)

O dedo disso tudo é da equipe da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SMCLJ), comandada pela arquiteta Rosângela Carvalho, que trabalhou com afinco ao lado da LBA para que este ano as prévias em Arapiraca fossem inesquecíveis.

Já na entrada, havia um pórtico anunciando a homenagem ao maestro Jovelino Lima, grande fazedor cultural da cidade. Logo ao lado, um mural imenso para os foliões tirarem selfie e “se amostrarem” com a hashtag #TôNoFoliaDeRua.

Os integrantes do bloco Vovó Mobral estavam com essa apreensão, aquele habitual “friozinho na barriga”. Era o primeiro ano deles.

O prefeito Rogério Teófilo e a primeira-dama dr. Lúcia Cajueiro caíram na folia (Foto: Samuel Alves)

“Não há nada mais sadio que pular Carnaval. Então por isso fizemos esse bloco em homenagem à minha avó, uma senhorinha de coração puro, fã de festa. Este é literalmente um ‘bloco-família’ porque muitos parentes estão aqui compondo o time de 2019”, diz a diretora do Vovó Moral, Tamy Malta.

Quando foi dada a largada pelo tradicional bloco maceioense Pinto na Madrugada, novamente o abre-alas do Folia, na sequência vinham os chamados “blocos antigos”: o Zum Zum, A Pinta, Tengo Tengo e a Bandinha do Dedé.

Em seguida, o Tô Seguro, levando conscientização pra avenida momesca com o aconselhamento para o uso irrestrito do preservativo nas eventuais relações sexuais pós-prévias em Arapiraca.

O início da festa teve o recpetivo do Bloco By Harold (Foto: Samuel Alves)

Exatamente atrás – e à frente do Bloco Acesa, da Associação dos Criadores de Cavalo de Sela de Arapiraca (Acesa) – estava ele, o homenageado.

Sempre requisitado para um registro fotográfico com o público, aqui e ali, ele seguia conduzindo pelo Bosque a orquestra de frevo, a qual não parava um só segundo.

Jovelino Lima, ainda em vida, viu nessa homenagem a oportunidade de rever o passado e vislumbrar o futuro de ininterruptos aplausos para tudo o que fez pela Música local.

O maestro Jovelino Lima no palco, sendo homenageado, ao lado da Rainha do Folia de Rua 2019, Paula Ventura, e o Rei Momo, Júnior Saad (Foto: Samuel Alves)

É dele, por exemplo, o arranjo do hino da Associação Sportiva Arapiraquense (ASA) e a idealização dos volumes do Carnaval Temperatura, que embalou folias de momo Brasil adentro.

Com o sorriso no rosto, Jovelino ia passando junto com o povo, agradecendo ao prefeito Rogério Teófilo pela reverência.

Outro grande destaque foi os cadeirantes do projeto (e agora bloco) Mão na Roda. Eles desfilaram animação e mostraram que não há limites/limitações para quem voa alto.

O bloco Mão na Roda foi um dos grandes destaques este ano (Foto: Samuel Alves)

Chegando junto, estava o Bloco Patropi, repleto de crianças acompanhadas de seus papais e mamães, com os olhares sempre atentos. Não teve quem ficasse parado.

A Vovó Mobral estava na mesma pegada. Os já tradicionais Os Brega Vip’s, Dr. Cuidar, Dill n’Avenida, Valeriano & Cia. e Os Errados não ficaram para trás, com muita gente acompanhando cada um deles.

Com direito a passista e tudo, o Bloco Como É Que É (que é do presidente da LBA, o sargento Erivaldo Lopes) inovou integrando a si o Bloco Unidos do Gigante, com torcedores do ASA.

Cláudio Gouveia estava muito contente com a participação do ASA neste grande evento (Foto: Samuel Alves)

“É um prazer imenso fazer parte dessa grande festa cultural aqui do nosso município. Eu já havia participando outras vezes, mas esta é a nossa estreia enquanto Unidos do Gigante. Muito feliz pela recepção das pessoas”, conta o vice-presidente de marketing do clube arapiraquense, Cláudio Gouveia.

Logo depois, os blocos Arrocha (aquele mesmo, o que Warley ganhou camisa), Tá Tô Besta, Selinho Não É Beijo, Os Feios, Vaca Atolada e Pinto Gago, encerrando os festejos.

Com a presença arrebatadora do Rei Momo, Júnior Saad, e da Rainha do Folia de Rua 2019, Paulo Ventura, e a eleição e premiação das melhores fantasias do dia, o frevo de Jorginho animou a galera, que ficou até tarde da noite no Bosque.

O frevo tomou conta da pista; ninguém ficou parado (Foto: Samuel Alves)

O local, por sua vez, teve um esquema de segurança especial com vigilantes municipais, policiais militares, bombeiros, carros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de prontidão e agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) a postos.

“É o Carnaval da alegria, é o Carnaval da família, que prestigiou e fez bonito no Bosque. Não só os arapiraquenses, mas centenas de pessoas que de cidades vizinhas que vieram curtir junto com a gente. É isso: é Carnaval, é alegria, é Arapiraca!”, conclui o prefeito Rogério Teófilo, que maratonou em todos os blocos.

Então fica aqui o registro: até 2020, Warley, nos seus 31 de carnavais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *