3 de dezembro de 2018

Prefeitura inicia campanha Dezembro Vermelho de conscientização sobre o vírus HIV

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início nesta segunda-feira (3) na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro, a campanha de ação e combate ao vírus HIV, o Dezembro Vermelho.

O assunto é tratado com bastante delicadeza, no entanto, é importante salientar a quebra de paradigmas e do preconceito ao estigma.

Genival SilvaPopulação recebeu diversos serviços da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) (Fotos: Genival Silva)

População recebeu diversos serviços da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). (Fotos: Genival Silva)HIV

Só nesta manhã, a Secretaria de Saúde ofertou diversos serviços à população arapiraquense, a exemplo do teste rápido de HIV, distribuição de preservativos tanto o masculino quanto o feminino, aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

De acordo com a coordenadora do programa HIV/AIDS, Daniela França, é importante que um diagnóstico seja realizado, a fim de, se positivo, dar início ao tratamento.

“Por conta de muitos casos de diagnósticos tardios é muito importante que o diagnóstico seja realizado o quanto antes, e desta forma, dar início aos procedimentos médicos. Vale salientar que o município tem a capacidade de realizar o teste rápido, basta ir ao Centro de Testagem e Aconselhamento [CTA]. Lá é feito todo o procedimento e o paciente não precisa se preocupar, pois é sigiloso”, destacou Daniela França.