5 de dezembro de 2018

Brisa do Lago recebe mutirão de limpeza e conscientização sobre descarte de resíduos

Arquivo pessoalDescarte irregular no Conjunto Residencial Brisa do Lago

Descarte irregular no Conjunto Residencial Brisa do Lago.

Conscientizar os moradores do Conjunto Brisa do Lago e chamar a atenção para a colaboração de cada município no cuidado com o bairro, esse é o objetivo da ação integrada, que será realizada pela Prefeitura Municipal de Arapiraca através da Secretaria de Serviços Públicos nesta quinta-feira (06).

O mutirão tem como objetivo o incentivo à limpeza do ambiente público e para despertar a reflexão na população pela conservação e limpeza das cidades, sensibilizando a população para a destinação adequada dos resíduos.

A mobilização de amanhã, que inicia às 9 horas, é aberta ao público e pretende envolver as secretarias e a população em geral. No evento serão montados stands com atividades de cada competência presente. A prefeitura está fiscalizando, mas, ressalta a importância da população ficar atenta para a forma correta de eliminar os resíduos urbanos.

A colaboração de cada morador é essencial para contribuir com o serviço da prefeitura e manter a cidade mais limpa. Ao descartar o lixo, acomode em sacos plásticos e deixe em frente à casa nos dias e horários do itinerário do caminhão de coleta.

Seguem as atividades que serão realizadas:

Secretaria Municipal de Serviços Públicos: Promotora da Ação Integrada do Mutirão de Limpeza e Conscientização sobre Descarte Correto de Resíduos.
Realizará a limpeza e retirada dos resíduos, capinação, caiação de meio-fio e oficina de reciclagem de pneus.

Secretaria Municipal de Saúde: Os agentes de saúde e endemias dará orientações sobre os procedimentos adequados em caso de contrair doenças transmitidas por vetores decorrentes do acúmulo de lixo, bem como, orientações do Controle de Zoonoses sobre cuidados adequados e necessários com os animais.

Secretaria Municipal de Educação: Atividade intencional da prática social sobre Educação Ambiental.

Secretaria Municipal de Assistência Social: Orientações sobre os serviços oferecidos pelo Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, com o objetivo de informar a população sobre o descarte correto dos resíduos e preservação do meio ambiente, realizará uma atividade lúdica com as crianças da Creche de Educação Infantil Professora Deusdeth Barbosa da Silva, com o objetivo de instruir as crianças sobre a importância da reciclagem.

Secretaria Municipal de Infraestrutura: Realizará vistoria e limpeza dos bueiros.

Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito: Informações sobre o Cartão do Idoso, Deficiente e orientações de trânsito.

Secretaria de Desenvolvimento Rural: Oficina com os moradores sobre a prática da compostagem doméstica.

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente: Ação de educação ambiental orientando os moradores sobre a forma adequada do descarte de resíduos.

Controladoria-geral do Município: Serviços da Ouvidoria (Receber denúncias).