9 de novembro de 2018

Arapiraca realiza seu 2º Encontro de Juremeiros neste fim de semana

fazendinha

Entrada da Fazendinha do Zé da Pinha, no sítio Perucaba (Foto: Genival Silva)

A Jurema é uma religião genuinamente brasileira e pouca gente conhece seus fundamentos. Ela tem base no misticismo ameríndio, afro e do branco europeu, sendo o contato com a natureza muito presente – e muito vivo, sobretudo.

E Arapiraca tem um dos maiores núcleos da cultura juremeira do Brasil, localizado na Fazendinha do Zé da Pinga, no sítio Perucaba, nas imediações do bairro Olho d’Água dos Cazuzinhas.

De sexta-feira (9) até domingo (11), está acontecendo por lá a 35ª Festa de Zé da Pinga e o 2º Encontro de Juremeiros e Juremeiras de Arapiraca com uma rica programação.

Nesta sexta, houve o terço na Capela de São José, às 15h, e a Mesa de Jurema, às 19h. Já no sábado (10), acontecerá a palestra “Jurema Sagrada: história, cultura e religiosidade”, às 9h, com o os juremeiros Alex Gomes (AL), Dênis Ajimuda (RN), Lúcia Helena (RN) e Alexandre L’omi L’odò, que é mestre em Ciências da Religião. À noite, por volta das 19h, ocorrerá a Gira de Jurema.

No dia posterior e último deste encontro, o domingo (11), haverá encerramento com música ao vivo a partir das 9h.

Para saber mais sobre este universo, assista ao documentário “O Juremeiro de Xangô”, feito com o juremeiro Alex Gomes AQUI.