31 de outubro de 2018

Prefeitura e Correios homenageiam servidor público e CDL com novos selos

correios2
O prefeito Rogério Teófilo foi o primeiro a obliterar as novas peças filatélicas (Foto: Genival Silva)
.

 Já é tradição. Todo ano, no dia da Emancipação Política de Arapiraca, os Correios lançam, em parceria com a Prefeitura, os seus novos selos comemorativos.

Desta vez, compondo a assinatura dos 94 anos da cidade, os homenageados foram o servidor público Severino Pereira da Silva, o “Pereirinha”, que nos deixou em julho deste ano, e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Arapiraca, a qual completa quatro décadas de empenho no comércio local.

Toda uma solenidade foi realizada nesta terça-feira (30) na Casa da Cultura, com presença do prefeito Rogério Teófilo; do superintendente dos Correios em Alagoas, Edmilson Bezerra; da presidente da Câmara Municipal, vereadora Professora Graça Lisboa; da presidente da CDL Arapiraca, Vera Lúcia da Silva; e dos familiares do Pereirinha.

Os selos foram feitos pela equipe de Coordenadoria Geral de Comunicação, com o aval dos Correios. As peças filatélicas vão percorrer todo o território nacional até o ano que vem.

As obliterações ocorreram com as rubricas no livro de ouro do acervo postal da empresa. Foram efetuadas pelo prefeito; pelo superintendente regional dos Correios; pela presidente da CDL; pela viúva do Pereirinha, Telma Tavares Pereira; pela secretária Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Rosângela Carvalho; e pela primeira-dama de Arapiraca, a pediatra Lúcia Cajueiro.

Tomando a fala, Márcia Maria Caetano, sobrinho do servidor público homenageado, agradeceu o ato.

correios6
A viúva de Pereirinha, Telma Tavares, estava bastante emocionada (Foto: Genival Silva)
 .

“Temos uma profunda gratidão por esta pessoa, o Pereirinha, ter passado por nossas vidas. E agradecemos igualmente à Prefeitura e aos Correios por essa homenagem acontecer no dia de hoje. Estamos realmente emocionados com essa atitude”, diz ela.

Já a presidente da CDL, pontuou os clientes como uma das válvulas do sucesso da entidade em todos estes anos. Também ficou grata à Administração Pública Municipal e aos Correios pelo feito.

Ao final, o prefeito Rogério Teófilo recebeu uma placa de reconhecimento pelo seu trabalho e seus direcionamentos com relação aos homenageados todos os anos, pessoas e instituições que comumente são ofuscadas. Em sua gestão, tem ocorrido o contrário.

“Sobre o Pereirinha, há muito o que se dizer. Era uma figura que transparecia ética e verdade em tudo que fazia. Merece este reconhecimento e estar estampado no selo dos Correios. Igualmente a CDL, pelo trabalho no setor varejista, sempre colocando Arapiraca num pedestal econômico de destaque”, pontua Rogério.

No hall da Casa da Cultura, havia um bolo para se comemorar os 40 anos da CDL e os 94 anos de Emancipação Política de Arapiraca, ao som da discotecagem de vinil de Paulo Lourenço da Silva, o “Paulo do Bar do Paulo”.

correios10
Selos comemorativos vão circular por todo o país nas postagens dos Correios (Foto: Reprodução)
 .

Sobre Severino Pereira

Zeloso. Se há um adjetivo que possa compor a substância de Severino Pereira da Silva, é este.

Pereirinha, como era carinhosamente conhecido pelos seus, era um gigante em tudo o que fazia.

Com presteza e muito zelo, dirigia-se a todos – seja no âmbito pessoal e no profissional – com atenção e disponibilidade. Esta foi a sua marca em vida: o cuidado com o outro.

Não à toa recebeu o título de Comendador Prefeito Manoel André, oferecido pela Câmara Municipal, e o título Comendador Prefeito Esperidião Rodrigues, pelo Poder Executivo.

Tendo formação superior em Administração de Empresas, ainda foi diretor da Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA) e conselheiro do Clube dos Fumicultores.

Seu currículo é vasto: foi secretário Municipal de Governo, secretário adjunto de Urbanismo, chefe de Gabinete, vereador por Arapiraca na Casa Herbene Melo – onde participou ativamente da elaboração da nossa Constituição Municipal como relator – e um dos integrantes do cerimonial do ex-presidente Fernando Collor.

Foi nesta área que ele acabou se especializando, trabalhando como chefe do Cerimonial Público da Administração Municipal, sempre por trás de grandes eventos e desfiles em gestões anteriores.

Este exemplar servidor público da Prefeitura de Arapiraca trilhou conosco por 30 anos o caminho das pedras para então se juntar novamente ao Pai Celestial, no alto de seus 56 anos.

Pereirinha deixou a esposa, a professora e pedagoga Telma Tavares Pereira, os dois filhos – o advogado Murylo Tavares Pereira, de 23 anos, e a estudante Myla Tavares Pereira, de 13 – e a neta Catarina Pereira Leão, de apenas 6 meses de idade. Todos eles carregando seu nome. Todos eles carregando sua marca: a generosidade.

correios11
A CDL Arapiraca está fazendo quatro décadas de história; teve bolo no fim do evento (Foto: Breno Airan)
 .

Sobre a CDL

Uma das maiores riquezas da cidade de Arapiraca é o seu povo trabalhador e, por extensão imediata, o seu comércio.

Essa força motriz nos elevou a um status de “metrópole do futuro”, algo que parece estar presente em cada ato que plantamos no agora, visando o florescer de logo mais.

E, nos bastidores deste translúcido desenvolvimento, está a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), entidade representativa que mais ajuda Arapiraca a crescer na direção certa. Neste 2018, a CDL completa 40 anos de história.

Fundada em 17 de outubro de 1978, a sua denominação inicial, na verdade, era “Clube dos Diretores Lojistas”.

Era o auge da Cultura Fumageira e Arapiraca estava em plena expansão de seu comércio. O município era conhecido nos quatro cantos do país como a Capital Brasileira do Fumo e, de fato, um dos melhores lugares para se investir.

A ideia de unir forças para que a economia fosse também forte partiu de um grupo de empresários da época. Nascia assim a entidade.

Objetivamente, a cidade – com uma massa populacional em crescimento – pressionava a demanda do comércio, criando a necessidade de uma qualificação dos estabelecimentos e a união dos lojistas em defesa dos interesses da classe.

Foi com esta premissa que surgiu a CDL, atravessando décadas e se adequando às condições normativas (da cédula em dinheiro à maquineta, por exemplo) que as leis de consumo colocam.

Com a empresária Vera Lúcia da Silva como presidente, hoje a Câmara de Dirigentes Lojistas de Arapiraca possui cerca de 500 empresários envolvidos e funciona com um balcão de atendimento na Praça Manoel André, no Centro; um box no Arapiraca Garden Shopping, bairro Santa Edwiges; e com sua sede na Rua Professor Domingos Correia, no Centro.

Sempre no centro das mudanças e tendências do mercado.