5 de outubro de 2018

No mês do médico, Educação Permanente em Saúde promove reunião especial

O município de Arapiraca, que todo mês, através da Educação Permanente, reúne os profissionais da saúde com o objetivo de fortalecer o serviço na atenção primária, foi mais além agora em outubro, já que no próximo dia 18 é comemorado o Dia do Médico.

A secretária de Saúde reuniu médicos da 2ª macrorregião, na quarta-feira (03), para receberem os profissionais Vitor Barreto e Thiago Soriano, para falarem sobre o ensino médico na atenção primária no Reino Unido e os desafios no diagnóstico da Artrite Reumatóide, respectivamente.

Foto: Samuel Alves

Foto: Samuel Alves

Foto: Samuel Alves

Foto: Samuel Alves

De acordo com Vitor, que atua como médico da família na cidade de Recife, em Pernambuco, os médicos no Reino Unido não contam com agentes comunitários de saúde, eles atendem com enfermeiras certa de 1800 pessoas, número inferior ao de pacientes por médico no Brasil. “A intenção é justamente mostrar uma outra realidade e o que a gente pode trocar de conhecimento para o crescimento de ambos os países”, explicou o profissional.

Já o professor doutor, Thiago Soriano, destacou que o grande desafio da artrite reumatoide é o diagnóstico precoce. “Há um atraso na fase inicial dessa doença. Os pacientes no Brasil chegam com um anos e meio, dois anos, de evolução, quando a deformidade da articulação não tem mais reversão”, lamentou o médico reumatologista que atende no Hospital Universitário, em Maceió.

Foto: Samuel Alves

Foto: Samuel Alves

Como quem primeiro vê o paciente são os médicos da Saúde da Família, a nível Sistema Único de Saúde (SUS), justamente o público da reunião dessa quarta-feira (03), eles precisam estar em capacitação constante. “No sentido de quando suspeitar, quando encaminhar para um tratamento específico, quais as melhores estratégias”, disse Thiago.

“Nossa intenção, enquanto centro especializado, é favorecer essa interação e fortalecer os laços da atenção especializada, com a terciária e a primária”, garantiu o profissional.

Foto: Samuel Alves

Foto: Samuel Alves