25 de setembro de 2018

Setembro Azul: Prefeitura realiza 2° seminário voltado para inclusão da comunidade surda

Lucas FerreiraIMG_0067

Com o objetivo de fomentar o conhecimento e o contato com a Língua Brasileira de Sinais (Libras), com as culturas e identidade surdas, a Prefeitura Municipal de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, realizou a segunda edição do Seminário “Setembro Azul: identidade surda”. O evento aconteceu na tarde desta terça-feira (25), no Thereza Auto Teófilo.

O seminário, organizado pelo Centro de Formação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), teve como objetivo mostrar a importância da Libras e incentivar a conscientização político-social da comunidade surda com a sociedade, além de celebrar as lutas e vitórias e relatos de experiências. O simpósio contou também com palestrantes surdos e intérprete com tradução para o público.

Entre os temas, os palestrantes abordaram questões relacionadas ao mercado de trabalho, acessibilidade, cultura e identidade da comunidade. Cerca de 450 ouvintes estiveram presentes, entre familiares, alunos, professores e cursistas.

O secretário de Educação e Esporte, Jâneo Melanias, ressaltou e parabenizou o esforço do CAS, assim como o dos cursistas e a importância do seminário para a sociedade arapiraquense. “Agradeço a toda a equipe que esteve envolvida para que a língua de sinais seja difundida comunidade como um todo, auxiliando para que os surdos tenham acessibilidade em todos os aspectos. Eventos como esse são muito importantes para o município”, declara.

Lucas FerreiraIMG_0077

Além do secretário Jâneo Melanias, compuseram a mesa a diretora do Centro de Atendimento às pessoas com surdez, Nadja Barbosa, o presidente da Associação de Surdos do Agreste de Alagoas, Jorge Fernandes de Oliveira, a superintendente pedagógica, Bernadete Barbosa, a supervisora de Educação Especial/ Inclusiva, Sandra Cazuza, a vice-diretora do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), Zuleide Fernando Farias e a representante da comunidade surda, Maria Ferreira (assistente social e instrutora de Libras).

Setembro Azul

O Setembro Azul é um movimento da comunidade surda em favor da educação e cultura surda, tendo ganhado maior proporção nacional em março de 2011, quando se intensificaram as discussões sobre o modelo de educação inclusiva no país