5 de setembro de 2018

Rogério Teófilo sanciona lei que nomeia avenida em homenagem ao Mestre Nelson Rosa

Lucas Ferreira capa

Agora é lei. O prefeito Rogério Teófilo sancionou, nesta terça-feira (04), a lei que dá o nome do Nelson Rosa a avenida que dá acesso ao Sítio Fernandes. O projeto foi aprovado com unanimidade na Câmara Municipal de Vereadores.

Emocionados, familiares e amigos do Mestre Nelson Rosa agradeceram a homenagem. “É um momento de grande honra para nós da família Nelson Rosa. Agradecemos ao homem e amigo, o prefeito Rogério Teófilo, por todo esse carinho, respeito e cuidado pela cultura no município. Um momento como esse não tem nada que pague. Muito obrigada!”, comenta Regineide Rosa, filha de Nelson.

O decreto sancionado diz que a extensão de 1.331 metros que interliga a zona urbana, os bairros Nilo Coelho e Zélia Barbosa, a zona rural passará a se chamar Avenida Nelson Rosa, um arapiraquense talentoso, poeta popular e inspirado embolador, que liderou grupos folclóricos por anos.

“Nelson Rosa representa não só a cultura arapiraquense, mas também a de Alagoas. Fico muito feliz com essa homenagem e ainda é pouco para o grande homem que foi o mestre. Essa lei é mais que merecida”, declara Rogério Teófilo.

Referência

Frederico Ishikawa/ Sesc Sonora BrasilDesde a década de 1990, Nelson Rosa conduzia um grupo de coco com destaladeiras de fumo de Arapiraca

Desde a década de 1990, Nelson Rosa conduzia um grupo de coco com destaladeiras de fumo de Arapiraca

Nelson Vicente Rosa nasceu no dia 18 de dezembro de 1933 e faleceu no dia 15 de setembro de 2017. Nelson Rosa é Mestre de coco-de-roda, título recebido em 13 de Maio de 2005, como Patrimônio Vivo, da Secretaria de Cultura do Estado de Alagoas. O mestre conquistou o Brasil por meio de projetos culturais que levaram um pouco da história do estado, especialmente em São Paulo. Ele também mantinha um grupo há 30 anos, e gravou um CD com as cantigas das destaladeiras de fumo.

 

(Fotos de Lucas Ferreira)