6 de setembro de 2018

Prefeitura bloqueará ruas e mudará itinerário de ônibus para o 7 de setembro em Arapiraca

Nove cruzamentos de acesso à Avenida Rio Branco, no Centro de Arapiraca, serão bloqueados para o desfile de 7 de setembro, que acontecerá nesta sexta-feira, na cidade. Os ônibus do transporte coletivo do município também vão fazer um novo itinerário pela região central, durante o desfile pelos 196 anos da Independência do Brasil.

A Prefeitura de Arapiraca, por intermédio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) irá bloquear nove cruzamentos de ruas para manter a segurança no trânsito e durante o desfile. (Veja os bloqueios nos pontos vermelhos do mapa e as ruas no final da matéria).

Fotos e croqui: SMTTTrânsito 7 de setembro 2018

Fotos e croqui: SMTT

Nova rota

A SMTT também já preparou uma nova rota dos ônibus para não atrapalhar o desfile e facilitar a vida dos usuários e da população na região da Avenida Rio Branco, uma das principais vias do Centro, onde acontecerá o desfile da Independência.

De acordo com o diretor de Transportes, Ailton Pereira, a Rua São Francisco será interditada a partir das 6 horas da manhã até o final do desfile cívico-militar, do trecho que compreenderá a Rua Boa Vista à Rua Padre Cícero, ao lado do Hospital Regional de Arapiraca (HRA), que fica na Rua São Francisco.

Segundo o diretor de Transporte, os coletivos que circulam pela Rua Dom Jonas Batingas irão entrar pela Rua Boa Vista e seguir sentido Parque Ceci Cunha.

Já os ônibus que passarem pelo bairro Cacimbas vão seguir pela Rua José Lopes da Silva, por trás do Mercado Público Municipal, no bairro Centro, e subirão pela Rua Padre Cícero com sentido à Rua São Francisco para seguirem seu destino final.

2.1

Ailton Pereira explicou, ainda, que os ônibus que saírem do Terminal Rodoviário Urbano (TRU), no Parque Ceci Cunha, em direção ao bairro Baixa Grande e adjacências passarão pela Rua 15 de Novembro, Praça Manoel André, Rua Lúcio Roberto até o bairro de destino.

“Com essa rota não comprometeremos o trajeto do desfile que vai ocupar toda a Avenida Rio Branco, desde o Largo Amphilóphilo, no Clube dos Fumicultores, passando pela Rua Estudante José de Oliveira Leite até a Rua Paula Magalhães”, firmou Ailton Pereira.

Taxistas e mototaxistas

Devido à mudança no itinerário dos ônibus e na interdição das ruas no centro da cidade, os taxistas que trabalham na Avenida Rio Branco vão ficar no ponto de táxi do Largo Dom Fernando Gomes, assim como os mototaxistas que já trabalham no ponto de mototáxi do Largo Dom Fernando Gomes. Eles terão autorização para se deslocarem retornando pelo calçadão, passando por um trecho da Rua Dom Vital e seguirem pela Rua Manoel Leão para seus destinos.

Táxicalçadão3

Já os taxistas do Largo Amphilóphilo irão trabalhar no ponto do transporte alternativo ao lado da linha férrea, no bairro Cacimbas.

“Autorizamos esse retorno de contramão para facilitar o tráfego dos taxistas para seguirem seus destinos e não interferirem no trânsito nas ruas que serão bloqueadas pela SMTT”, afirmou o superintendente do órgão Jodelmir Pereira de Souza.

Veja as ruas e os cruzamentos que estarão bloqueados com agentes da SMTT durante o desfile de 7 de setembro:

– Avenida Rio Branco, na linha férrea, no bairro Cacimbas;

– Rua José Lopes da Silva, por trás do Mercado Público Municipal;

– Rua Teodorico Costa, em frente ao Mercado Público Municipal;

– Rua São Francisco com a Rua Esperidião Rodrigues;

– Rua Boa Vista com a Rua Domingos Correia;

– Rua Boa Vista com a Rua Estudante José de Oliveira Leite, com dois bloqueios;

– Rua 15 de Novembro com a Rua Esperidião Rodrigues;

– Rua 30 de Outubro com o Largo Dom Fernando Gomes;

– Rua Lúcio Roberto com o Largo Dom Fernando Gomes.

Confira a programação completa:

7h30 – Celebração Eucarística

Local: Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho

8h30 – Hasteamento dos Pavilhões

Local: Praça Luiz Pereira Lima (Em frente à Escola de Belas Artes)

9h00 – Revista às tropas

Local: Avenida Rio Branco (Em frente à loja Sport Cal)

9h15 – Desfile Cívico Estudantil

Local de início: Avenida Rio Branco (Em frente ao Clube dos Fumicultores)