6 de setembro de 2018

Gerentes das Unidades de Saúde participam de atualização sobre PNAB

Gerentes das Unidades Básicas de Saúde participam de atualização do PNAB

A reformulação da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) foi pauta de roda de palestras promovida pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, na manhã desta quinta-feira (6), na sala de reuniões da Coordenação de Educação Permanente, no 3º Centro de Saúde.

O perfil e as competências do gestor das UBS, tema central da reunião, que integra o trabalho desenvolvido pelas coordenações da Atenção Básica e Educação Permanente, destaca a importância do processo de capacitação dos profissionais da saúde, quesito valorizado pela administração municipal, com foco no compromisso com a qualidade do serviço prestado à população.

Entendendo a necessidade de alinhamento na comunicação com os gerentes, o secretário Municipal de Saúde, Glifson Magalhães, representando o prefeito Rogério Teófilo, participou do encontro, acompanhado da secretária adjunta, a enfermeira Leilany Sandrine, o coordenador médico da Atenção Básica, Celso Marcos, e técnicos da pasta.

Na palestra, ministrada pela enfermeira Cleia Nobre, apresentação das diretrizes do PNAD, atualizadas em 2017 pelo Ministério da Saúde, com ênfase nas mudanças por ele preconizadas, relacionadas a criação do perfil de gerente de Unidades Básicas de Saúde.

A coordenadora da Atenção Básica, Rafaella Albuquerque, destacou a importância do encontro para o processo de identificação do perfil dos gerentes, preconizado pelo PNAB, e a realização da autoavaliação, importante ferramenta para trabalhar com foco na valorização dos acertos e correção das falhas.

IMG_0002

“Vocês são os meus representantes nas UBS. Porque vocês fazem gestão, gerenciam pessoas e processos internos de trabalho, em consonância com a equipe. Por isso, a importância de estarmos buscando seguir o que preconiza a PNAD e pensarmos quais são as nossas responsabilidades, enquanto gestores, e a dos profissionais que atuam direto com os usuários. A proposta é entregar para a população um serviço de melhor qualidade”, destacou Glifson Magalhães.

(Fotos: Genival Silva)