1 de agosto de 2018

Grupo de apoio aos pacientes com Alzheimer ensina como amenizar o sofrimento dos familiares

Lucas Ferreira IMG_9929

Para muitas pessoas, a tarefa de cuidar de um familiar com Doença de Alzheimer pode ser árdua, mesmo com toda a paciência e carinho. Pensando nessas pessoas, a Campanha do Amor reuniu familiares e cuidadores nesta terça-feira (31), na Casa da Cultura. Esses grupos têm como objetivo trocar experiências e oferecer suporte e aprendizado para cuidadores e familiares de idosos que possuem Alzheimer.

Cerca de 25 pessoas, entre familiares, amigos e profissionais da saúde, estiveram presentes na reunião buscando informações a respeito da doença e de como lidar com ela. Na oportunidade, a enfermeira Jadielma Ezequiel apresentou o Projeto Cognifit, que é uma assistência multiprofissional que estimula os idosos com deficit de conflito leve a manter-se ativo, através de jogos de fácil acesso.

Para a família, a tarefa costuma ser cansativa, desgastante e dolorosa. Esse é o intuito de Cybele Cavalcante, que há sete anos perdeu sua mãe para o Alzheimer e realiza a campanha, disponibilizando acompanhamento psicológico para parentes e cuidadores trocarem experiências vividas.

As pessoas não conhecem a doença e eu senti muito a falta desse apoio quando vivenciei. A informação é fundamental e, no caso do Alzheimer, quem cuida também precisa muito mais de ajuda para lidar com a situação. Devido a isso, tive a ideia de reunir esses profissionais para passar dicas importantes do dia a dia com as famílias. É importante transformar a dor em luta”, declara Cibele Cavalcante.

A Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação de Saúde da Pessoa Idosa, disponibilizou o encontro também com a médica Luciana Rúbia, a neurologista Valdirene Barbosa e falou da importância em colaborar com esses grupos. “A iniciativa do grupo é da Cibele e a secretaria oferece total apoio, pois é muito importante oferecer essa troca de informações e integração entre os familiares de pacientes com Alzheimer de Arapiraca e região ”, ressalta Paulo Alberto Leite, coordenador da Saúde da Pessoa Idosa.
(Fotos de Lucas Ferreira)