29 de agosto de 2018

Casa da Cultura acolhe mais de 1 mil pessoas na semana dos 20 anos

casa (6)

Oficinas, minicursos, exposição e palestras gratuitas movimentaram o local;
na foto, a oficina de Dança Afro (Foto: Lucas Ferreira)

As atividades culturais, artísticas e de interação social ganharam uma significância mais ampla nesta semana que comemorou os 20 anos da Casa da Cultura em Arapiraca.

Segundo dados coletados pelo controle interno da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SMCLJ), cerca de 1.020 pessoas passaram pelo local dos dias 20 a 24 de agosto.

Houve uma extensa programação repleta de palestras, exposição, minicursos e oficinas gratuitas para um público interessado em teatro, música, projetos culturais, artesanato, artes plásticas, história, memória e dança.

“Penso que o resultado foi muito bom! Houve muita movimentação durante estes dias de celebração, com pessoas interessadas e estudantes das nossas escolas municipais, estaduais e privadas visitando a exposição ‘Arte Corpo Contato: 2º Ato: Arte Tecnologia e Interatividade’, do Judivan Lopes, que está no hall, e os demais espaços da Casa. Em suma, cerca de 200 pessoas por dia ampliaram seu conhecimento sobre a nossa Cultura. Isso é muito importante e vamos estimular isso cada vez mais”, pontua a secretária da SMCLJ, Rosângela Carvalho.

arte5

Exposição instiga o contato direto com as obras — saiba mais aqui (Foto: Lucas Ferreira)


Por dentro da Casa

A Casa da Cultura ainda abriga a Biblioteca Municipal Professor Pedro de França Reis, que foi fundada em 1959.

Este ambiente é plural, rico, democrático e de livre acesso ao saber, com o intuito de atender às demandas de todas as camadas sociais.

Há mais de 21 mil livros no acervo da Biblioteca Municipal, desde clássicos da literatura universal a materiais didáticos, tendo ainda um espaço para os concurseiros.

No Espaço Braille, existem cerca de 300 exemplares de livros literários em Braille, jurídicos e paradidáticos e ainda 150 audiolivros, gerando uma inclusão genuína destes cidadãos.

Na Bebeteca, há um espaço voltado para as crianças e o desenvolvimento cognitivo delas, com estímulos visuais através de livros infantis. O local é também utilizado para contação de histórias, brincadeiras e atividades lúdicas.

casa4 (1)

O prefeito Rogério Teófilo esteve na Casa da Cultura e visitou os seus vários ambientes;
um deles é dedicado à memória musical, com o “Paulo do Bar” no comando (Foto: Samuel Alves)

Já o Espaço Multimídia Paulo Lourenço da Silva carrega o nome de um ícone da cultura arapiraquense, o “Paulo do Bar do Paulo”. Além de sua presença física, o lugar dispõe de um vasto montante de vinis nacionais e internacionais.

Na Biblioteca Municipal, existem atualmente 300 sócios-leitores cadastrados. E você, leitor, pode inclusive levar alguns livros desses para casa. Vai lá e faz uma visita.