31 de agosto de 2018

Arapiraca promove XIII Seminário de Educação Inclusiva nesta sexta (1)

IMG_8416

“Inclusão: responsabilidade de todos” foi o tema do XIII Seminário de Educação Inclusiva, realizado nesta sexta-feira (31), no  Teatro Municipal do Planetário de Arapiraca, no Lago da Perucaba. O evento é mais uma ação desenvolvida pela  Administração Municipal, no caminho do fortalecimento de um processo educacional que visa equiparar as oportunidades e garantir a todos o direito de aprender.  

O público presente no teatro demonstrou o interesse em discutir o tema, que foi a proposta do seminário, organizado pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, que gerencia o Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE).

“Promover um espaço de discussão e reflexão a respeito da inclusão e da importância de uma escola inclusiva para o desenvolvimento da aprendizagem, almejando um ensino de qualidade e garantindo o direito de todos, além de fomentar a troca de experiências educativas na área, é a proposta do seminário”, destacou Sandra Cazuza, coordenadora e supervisora da Educação Especial de Arapiraca.

Abertura

Na abertura do seminário, que contou com a apresentação cultural da professora Janaína Félix, deficiente visual,  o prefeito Rogério Teófilo ressaltou a importância do evento e da dedicação e participação dos envolvidos com o tema. Feliz, lembrou da história da professora, que iniciou sua vida escolar no Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho (CBC), e hoje é exemplo de que é possível transformar sonho em realidade, por meio da educação.

“Emocionante enxergar pessoas agregando valor e profissionais se dedicando ao processo de evolução da educação inclusiva de Arapiraca, que já é vanguarda no Estado de Alagoas”, afirmou Teófilo, que desde o início de sua gestão tem pensado

IMG_8391

Na composição da mesa, além do prefeito Rogério Teófilo, o secretário Municipal de Educação e Esporte, Janeo Melanias, a presidente da Câmara de Vereadores, vereadora Graça Lisboa, a superintendente pedagógica, Genaura Souza, vice-diretora do CAEE, Zuleide Farias e a diretora da Pestalozzi, Josete Miranda.

Público

Destinado a supervisores educacionais, coordenadores pedagógicos, gestores das escolas e centros de educação infantil, professores de atendimento educacional especializado das escolas, do CAEE e do ensino regular, o seminário recebeu a participação de profissionais representantes das secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social, além de representantes da  Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e da Associação Pestalozzi de Arapiraca.

Palestras

Na programação, as palestras: Educação inclusiva: uma contribuição analítica comportamental, ministradas pela Profa. Esp. e psicóloga Josefa Valdenice Barbosa; Inclusão, muitos olhares, vários caminhos e grandes desafios, com a Profa Dra. Ana Paula Lima; e Deficiência Intelectual no contexto escolar, Pfofa. Dra. Ana Paula Lima.

(Fotos: Genival Silva)