19 de julho de 2018

Prefeitura vai implantar binário no Alto do Cruzeiro para facilitar acesso ao centro de Arapiraca

2

Fotos: SMTT

A Prefeitura de Arapiraca vai implantar um binário no bairro Alto do Cruzeiro, entre a Avenida Governador Luiz Cavalcante e a Rua Presidente Tancredo de Almeida Neves (antiga Rua da Alegria), para facilitar o fluxo de veículos e o acesso ao centro da cidade.

O trabalho técnico está sendo desenvolvido pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que já instalou seis faixas aéreas para informar a população sobre as mudanças que serão válidas a partir do dia 30 deste mês, última segunda-feira de julho.

6

Duas faixas foram colocadas na Avenida Governador Luiz Cavalcante entre as ruas Manoel Protásio e Nossa Senhora da Salete, compreendendo também as ruas Francisco Chagas e Domingos Barbosa da Silva.

A partir da segunda-feira (30), a Avenida Governador Luiz Cavalcante será sentido único da ladeira do Alto do Cruzeiro até o cruzamento da Rua Nossa Senhora da Salete. Após esse trecho a rua mantém o sentido duplo, ou seja, a mão dupla para veículos com a utilização das duas pistas até a Avenida Minervina Francisca da Conceição, no bairro Novo Horizonte.

Já na Rua Presidente Tancredo de Almeida Neves, a antiga Rua da Alegria, a SMTT instalou quatro faixas aéreas com o mesmo objetivo de informar a população sobre a mudança e prevenir qualquer tipo de situação de risco no trânsito após o período educativo para os condutores arapiraquenses. A via será sentido único em direção ao centro, do cruzamento da Rua Nossa Senhora da Salete até o cruzamento das ruas Barão de Alagoas e Vereador Domingos Vital.

9

Segundo o superintendente da SMTT, Jodelmir Pereira de Souza, a mudança faz parte de um estudo técnico que vem sendo analisado pelo Departamento de Engenharia e Infraestrutura do órgão municipal para melhorar o fluxo de veículos naquela localização e facilitar o acesso ao centro de Arapiraca.

“Depois de concluirmos os estudos técnicos estamos na fase de informação e educativa para que os condutores se familiarizem com a mudança e contribuam para que possamos melhorar o trânsito da cidade e manter segurança nas vias nos bairros daquele entorno”, justificou Jodelmir de Souza.

Sinalização reforçada

Com a implantação do binário a sinalização nas duas ruas que farão a ligação dos sentidos centro e bairros será reforçada com placas de regulamentação.

De acordo com o engenheiro João Victor dos Anjos serão instaladas cerca de 30 placas, entre elas a de ‘Sentido de circulação de via’ (R-24a).

Photofilm2715f62cde98392818c8ceaf514c6d32

“Como esta placa é pouco comum em Arapiraca e os condutores estão mais acostumados com as placas de proibido virar à esquerda ou à direita, poderemos ainda reforçar esta sinalização para deixar bem claro o sentido da via, principalmente nos trechos da Avenida Governador Luiz Cavalcante”, explicou João Victor.

Nos trechos de sentido único das duas vias, as equipes vão colocar também a sinalização horizontal para estacionamento de veículos nos dois lados das ruas.

Mas, até o dia da mudança, na segunda-feira (30), a SMTT disponibilizará equipes de agente de autoridade de trânsito (AAT) para monitorar e disciplinar os condutores que trafegam pelo local.